Macaé News
Cotação
RSS

Escolas participam do projeto "Natal Sustentável"

Publicado em 30/11/2019 Editoria: Educação sem comentários Comente! Imprimir


Escolas municipais estão produzindo enfeites natalinos  do projeto "Natal Sustentável faz bem ao Coração", que vai decorar o calçadão do centro da Cidade . Entre elas está a Municipal de Educação Infantil Eleia Tatagiba de Azevedo (Aroeira), que iniciou a produção dos materiais a serem selecionados para embelezar a decoração, que será inaugurada na sexta-feira (6), às 17h, com a chegada  do Papai Noel, nas proximidades da Rua Silva Jardim. Alguns dos enfeites  também vão fazer parte da programação do IV Encontro de Bandas Escolares, que vai acontecer na terça-feira (3), às 8h, em frente  a Sociedade Musical Nova Aurora, também na área central.

A mobilização da comunidade escolar, inclusive dos 398 estudantes da "Eleia Tatagiba", abrange a arrecadação de materiais reaproveitáveis pelos alunos, pais e responsáveis como CD´s, garrafas pet´s, tampas de garrafa, tecidos EVA, copos de iogurte e retalhos de tecido. Os estudantes são conduzidos pela professora  integradora, Ana Claúdia Nunes, que elogia  a programação. "Eles estão entusiasmados, pois vão identificar na rua enfeites que passaram pelas suas mãos. O trabalho em grupo é maravilhoso", pontua.

A garotada se divertiu nas produções. Entre eles estavam Sofia Alves da Silva e  Beatriz Nascimento Trindade, ambas de 5 anos. " É muito legal fazer enfeites. Trouxe o CD de casa.  Sei que vai ficar muito bonito", conta Sofia.

Para a diretora da unidade, Flávia de Mattos Viana Corrêa, a participação da garotada reforça a proposta da escola, que trabalhou recentemente o tema "Sustentabilidade". "Todas as turmas também estudam questões como cuidados com o meio ambiente. Cada uma delas vai eleger o enfeite de destaque, somente um deles será encaminhado para a coordenação do projeto. Já os outros vão embelezar nossa escola, que vai realizar programações de encerramento de ano entre os dias 6 a 18 de dezembro", comenta.

Presente na aula de  produção  de enfeites, a  representante do grupo Comércio Forte e diretora da Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim), Márcia Costa, agradeceu a parceria com a Prefeitura de Macaé. "É muito bom ver a atenção da Secretaria de Educação e a dedicação dos alunos e profissionais. A colaboração e união de todos os setores estão sendo fundamental para este projeto que, além de fomentar a economia local, também contribui na adoção de práticas e conceitos ligados à educação ambiental", ressalta.

De acordo com o Secretário de Educação, Guto Garcia, as programações voltadas para sustentabilidade contribuem com o processo de ensino. "Os alunos são incentivados a refletir, a pesquisar e a adotar medidas voltadas para a conservação do meio ambiente. Além disso, muitas potencialidades são destacadas em ações como estas, que também destacam a arte", pontua.

Projeto

O “Natal Sustentável faz bem coração” tem o objetivo de resgatar o clima de Natal através da magia da decoração e do lúdico ao destacar a confecção de enfeites natalinos. A arrecadação de materiais decorativos será até o dia 5 de dezembro, em que os artigos natalinos serão encaminhados para o StudioSCS. Além das escolas municipais, a população, pontos comerciais e artesãos locais também  estão envolvidos na doação de enfeites, sendo que os enfeites excedentes serão destinados a instituições filantrópicas do município com a "proposta de propagar  a magia do Natal aos mais carentes". O projeto é  uma  realização do grupo Comércio Forte e  do StudioSCS, sendo idealizado pelo publicitário e fotógrafo Santiago César Santiago.

› FONTE: Secom Macaé


sem comentários

Deixe o seu comentário