Macaé News
Cotação
RSS

Robótica disputará etapa nacional em São Paulo

Publicado em 28/11/2019 Editoria: Educação sem comentários Comente! Imprimir


Robótica disputará etapa nacional em São Paulo

Robótica disputará etapa nacional em São Paulo

A equipe de robótica do Colégio Municipal Sana está comemorando as medalhas de prata e bronze conquistadas recentemente no Torneio Juvenil de Robótica (TJR), em Petrópolis. A premiação da escola da região serrana é motivo de orgulho para alunos, funcionários, professores e toda comunidade. A equipe acompanhada pelo professor Carlos Henrique Jorge se destaca na região pela boa colocação no segundo maior evento gratuito de robótica da América Latina. Eles foram classificados para  disputar a fase nacional, entre a próxima sexta-feira (29) e terça-feira (3), em São Paulo. 

Durante todo o ano foram realizadas etapas regionais. O torneio congrega desafios para serem resolvidos por  robôs construídos por equipes de estudantes do Ensino Fundamental, Médio, Superior e pós-graduação de todo o país. O objetivo é oferecer aos estudantes interessados por essa área de conhecimento desafios com diferentes graus de complexidade a serem resolvidos por robôs autônomos. A programação pertence ao rol das olimpíadas de conhecimento. Para o diretor do Colégio Municipal Sana, Sol Grey Tavares, a vitória da equipe reforça o compromisso da escola. "Todos estão de parabéns. Primamos pela educação pública, gratuita e de qualidade", ressalta.

Este ano, o Colégio Municipal Sana recebeu a premiação Paulo Freire Award: Best Engineering Techniques, um dos maiores certificados internacionais da área de tecnologia.  O prêmio recebido pela escola da região serrana é paralelo ao da Internacional Tournament of Robots - ITR, uma das maiores programações de robótica do país, realizada  em São Luís do Maranhão no final do mês de junho.

Segundo a  designer educacional e idealizadora do programa InovareAprender, Luemy Ávila, a  equipe , o professor Carlos Jorge e o diretor da unidade, Sol Grey Tavares está de parabéns. "O professor atua há cinco anos no programa e realiza um trabalho enriquecedor no colégio com apoio da comunidade escolar, que sempre impulsiona ações  de práticas coletivas levando diversas conquistas aos alunos e educadores  do Sana. O maior troféu é o  aprendizado de forma significativa", destaca.

Os alunos do Sana fazem parte das estações que se dividem nas escolas por meio do  programaInovareAprender, que têm se evidenciado no estado do  Rio de Janeiro por organizar regionais em cidades como Niterói e Rio das Ostras, além de atuar em formações específicas.  Este ano letivo, os representantes do InovareAprender foram responsáveis pela etapa regional de Macaé,  Niterói, Macaé, Rio de Janeiro, Cabo Frio  e Rio das Ostras e  no Instituto Federal Fluminense (IFF).

Além disso, o labInovareAprender ganhou reconhecimento por ser o ambiente dos makerspace, laboratório voltado para  criatividade e inovação. Os participantes se envolvem em trabalhos voltados para inovação, tecnologia e ciência. O secretário de Educação, Guto Garcia, informou que a robótica envolve 11 escolas municipais. "As estações de robótica  integram diretamente 3 mil estudantes. Macaé é reconhecida como um dos municípios que mais cresce no estado do Rio de Janeiro  na área da robótica educacional", finaliza.

› FONTE: Secom Macaé


sem comentários

Deixe o seu comentário