Macaé News
Cotação
RSS

Encontro dos Conselhos Escolares reúne mais de 400 pessoas

Publicado em 22/11/2019 Editoria: Educação sem comentários Comente! Imprimir


Com auditório da Cidade Universitária lotado, foi realizado o Encontro Municipal de Conselheiros Escolares nesta sexta-feira (22), destacando temas relevantes para o contexto educacional. O evento contou com as participações do técnico do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Adalberto Domingos e do secretário de Educação, Guto Garcia, que recebeu conselheiros escolares  de todas as 106 escolas municipais.

O técnico do FNDE elogiou a programação de Macaé. "Tenho 25 anos de atuação no Fundo Nacional e a rede municipal de Macaé me surpreendeu de forma positiva. Tenho a honra de ver alunos e profissionais da educação unidos em um único encontro. Me coloco à disposição para ajudar a Secretaria de Educação. Parabéns Guto Garcia e às educadoras Bianca, Leila e Márcia por tudo que estou vendo aqui", comentou.

Para o secretário de Educação, Guto Garcia, os Conselhos Escolares é um dos projetos mais importantes da rede municipal. "Foi uma honra ter  implementado os Conselhos Escolares, cuja Lei municipal 4.271-2016 foi sancionada, com a implementação oficial em Macaé. Com o trabalho, pais e responsáveis, alunos e funcionários podem  acompanhar a rotina e  ações pedagógicas, administrativas e financeiras das escolas municipais. O sonho é que, no futuro, através dos Conselhos Escolares, as escolas tenham mais autonomia, tudo isso com suporte da equipe técnica da Secretaria de Educação. Ver a participação dos conselheiros é uma comprovação maravilhosa do sucesso desta ação".

A abertura do evento também contou com a secretária Adjunta de Educação Básica, Leila Clemente; a Superintendente de Acompanhamento Orçamentário da Secretaria de Educação, Bianca Kersbaumer e da Subcontroladora de Contas da Prefeitura de Macaé, Fabrícia Leonardo Gomes Marreiros.

"Parabenizo a educação pela iniciativa de integrar a família e escola. Atuamos no poder público e trabalho em um órgão que tem como uma das funções fiscalizar as verbas dos governos federal e estadual destinadas às escolas. Registramos que as verbas foram efetivamente aprovadas sem nenhum problema com o Tribunal de Conta da União e do Estado. Agradeço aos diretores por todo empenho e colaboração", pontuou Fabrícia.

Bianca Kersbaumer saudou a toda equipe de parceiros que atuaram para realização do evento. "Fico grata a todos. Esse encontro é de suma importância para a educação de Macaé. Fico feliz em ver a comunidade participando coletivamente. Agradeço ao professor Adalberto Domingos, que teve muita boa vontade e não mediu esforços para estar conosco".

Concurso - A programação foi elogiada por conselheiros e pais dos alunos participantes do concurso: “A escola é nossa. Conselhos Escolares em ação", que destacou a produção de desenho colorido para a categoria de Educação Infantil e slogans com logomarca com alunos do  Ensino Fundamental e Médio. Na oportunidade, os alunos, escolas e professores orientadores das escolas participantes receberam troféus produzidos pela equipe de robótica do programam InovareAprender e ganharam passeio histórico cultural com apoio da Secretaria de Turismo e certificados. A professora Josélia Ventura e Cristiane Cesário,  auxiliar de serviços escolar e mãe de do aluno premiado da Escola Municipal  Alcides Ramos, Paulo Vitor Souza Tibúrcio, elogiaram o evento. "O encontro está maravilhoso. Os conselhos são extremamente importantes para a gestão da escola. Ficamos felizes com a premiação. O suporte que os conselhos oferecem são de suma importância", pontuaram.

Já a conselheira Patrícia Coutinho, que  atua na Escola Municipal de Educação Infantil Wanderley Quintino comentou que os Conselhos Escolares só vêm a somar com a gestão da escola. "As sugestões, opiniões, acompanhamento e fiscalização dos conselheiros são pontos positivos para o funcionamento da escola. Parabenizo a organização do encontro por podermos aprender e compartilhar mais experiências", destaca.

Além da premiação houve relato de experiências bem sucedidas nos conselhos escolares do Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel, através do diretor Eder Peçanha, Escola Municipal de Educação Infantil Marlene Diniz  Caldas com a diretora Raquel Camolezi, além do aluno Nicolas Pinheiro, conselheiro do Colégio Municipal Elza Ibrahim.

› FONTE: Secom Macaé


sem comentários

Deixe o seu comentário