Macaé News
Cotação
RSS

Educação em Macaé: Inscrições abertas para concurso cultural “ Criadores de Começo”

Publicado em 08/05/2014 Editoria: Educação sem comentários Comente! Imprimir


Estão abertas as inscrições para o concurso cultural “Criadores de Começo”. A programação é direcionada  aos professores  de 4º e 5º anos e de sala de leitura. Os interessados podem se cadastrar pelos endereços eletrônicos  rita@lfdb.com.br e anabelle@lfdb.com.br ou sala 219 da sede da secretaria de Educação, situada na rua Antero Perlingeiro, 402, Centro.

Segundo a equipe pedagógica do Grupo de Referência de Leitura e de Formação de Leitores, o concurso também vai reforçar a motivação pelo interesse pela leitura e escrita. De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, este é mais um estímulo para os educadores trabalhar na salas de aula, bibliotecas e salas de leitura a produção de contos e o reforço do processo de ensino-aprendizagem quanto à  Linguagem.

O concurso cultural “Criadores de Começos” é uma iniciativa do Programa Endesa Brasil de Educação e Cultura e do Ministério da Cultura. Com as produções, os professores e estudantes vão trabalhar na produção de contos produzidos em sala de aula com o tema “Histórias de Começos”. Os melhores trabalhos de cada região (Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul) serão premiados em evento que ocorrerá no final deste ano. A novidade é que as histórias finalistas serão organizadas em um livro, que será distribuído para todas as escolas participantes e bibliotecas públicas.

Para o concurso, uma comissão julgadora composta pela equipe coordenadora do concurso vai  avaliar os seguintes critérios; estrutura, coerência, coesão, registro, proposição e apresentação.

Outro  objetivo do concurso é contribuir na qualificação do processo de alfabetização e letramento dos alunos de  escolas públicas com a realização de curso de formação específico com duração de quatro horas. 

Diante do concurso, os professores participantes vão receber gratuitamente um kit com materiais didáticos como um livro do professor com sete atividades; 10 Histórias que tratam do começo das coisas e origem do mundo; 36 máscaras, uma sacola ecobag e uma caixa para armazenar os materiais didáticos. 

A entrega do material visa orientar a realização das atividades em sala de aula. A previsão é que o município de Macaé receba 50 kits. De acordo com a coordenadora do programa de Leitura da rede municipal, Leila Mancebo, os professores do 6º ano de escolaridade também podem se inscrever na formação continuada. “Mesmo sem poder concorrer com os textos dos estudantes, os profissionais  que lecionam  junto às turmas do 6º ano também podem se inscrever para fazer parte da capacitação, que vai possibilitar a distribuição de material específico,  com abordagem para o gênero textual conto”, disse.
 
O projeto “Criadores de Começos” vai viabilizar ainda, aos professores, a utilização de novas estratégias e elementos, para reforçar o estudo da narrativa. Com o trabalho, que será feito em sala de aula por  conta do concurso cultural, os  estudantes  terão a  oportunidade de conhecer uma coletânea de histórias, que retratam as histórias que explicam a origem do mundo.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário