Macaé News
Cotação
RSS

Estado assinará convênio na maior feira mundial de petróleo para atrair investimentos

Publicado em 07/05/2014 Editoria: Economia sem comentários Comente! Imprimir


Acordo será firmado nos EUA, com a Câmara de Comércio Brasil-Texas

O Governo do Estado assinará nesta quarta-feira (7/5), na Offshore Technology Conference - OTC 2014, em Houston, um memorando de cooperação com a Brazil-Texas Chamber of Commerce (Bratecc), para desenvolvimento de negócios entre o Rio e o Texas. O convênio será firmado pelo subsecretário estadual de Energia, Logística e Desenvolvimento Industrial, Marcelo Vertis, que participa da maior feira mundial de petróleo e gás juntamente com o diretor de Novos Negócios da Companhia de Desenvolvimento Industrial (Codin), Bruno Guraranys.

- Estamos divulgando as vantagens do Rio de Janeiro, para atrair novos negócios na área de produção e exploração de petróleo e gás. A OTC é o mais importante evento do mundo no setor. Cerca de 250 expositores da feira são do segmento de subsea (equipamentos submarinos), área que estamos consolidando com a criação do Cluster de Subsea do Rio de Janeiro. A Agência Internacional de Energia (EIA) prevê que o Brasil deverá concentrar 47% dos equipamentos subsea do mundo. Pelo menos 80% desse total será instalado no litoral fluminense, onde estão situadas as principais reservas do pré-sal – destaca o subsecretário Marcelo Vertis.

A estimativa é de que pré-sal responderá por 28% da produção brasileira de petróleo em 2020. Além disso, a EIA estima que o Brasil receberá investimentos anuais de US$ 55 bilhões até 2035.

Na quinta-feira (8/5), Marcelo Vertis fará uma palestra sobre o potencial da economia fluminense e os mecanismos de atração de investimentos, por parte da Codin de Agência de Fomento do Rio de Janeiro (AgeRio), durante uma rodada de negócios.

Nesta terça-feira, o subsecretário de Energia está participando do evento &39;Invest in Brazil 2014&39;, encontro paralelo com 138 pessoas inscritas, realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

A secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços também está presente na feira no estande da Firjan, um dos destaques do Pavilhão Brasil, com 850m² e organizado pelo Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) e a Apex.

A representação do estado do Rio de Janeiro na OTC conta ainda com integrantes da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip) e do Sebrae-RJ, que levou 23 empresas fluminenses à feira.

Em sua 45ª edição, a OTC 2014 está atraindo mais de 100 mil visitantes, representando, pelo menos, 120 países. O evento termina na quinta-feira (dia 8).

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário