Macaé News
Cotação
RSS

Atendidos do Capsi apresentam exposição de fotografias

Publicado em 22/10/2019 Editoria: Geral sem comentários Comente! Imprimir


Dez adolescentes atendidos no Centro de Atendimento Psicossocial Infantojuvenil (Capsi) são autores da exposição de fotos "Olhares Urbanos", apresentada no hall da Galeria Carapebus até o dia 4 de  novembro. As fotos são fruto de uma atividade realizada na oficina terapêutica do grupo e mostram frases, momentos, paisagens de locais que eles passam e apreciam e questões ligadas à identidade dos assistidos. Além das imagens, eles também foram responsáveis pela confecção de porta-retratos. A galeria funciona na Avenida Rui Barbosa, 688, Centro.

Esta é a primeira mostra realizada pelo grupo, que recebe trabalho de uma equipe multidisciplinar formada por fisioterapeuta, psicólogo, fonoaudiólogo, assistente social, enfermeiro, médico, técnico de enfermagem e terapeuta ocupacional. Durante a oficina, eles participam de rodas de conversa, debates, exibição de filmes e de livros.

Entre as participantes está Rebeca Rios, de 18 anos. "Não esperava que ficasse bonito assim. Gostei muito de fotografar e ter a oportunidade de ver as fotos dos meus colegas", ressalta a estudante do Ensino Médio. Os visitantes Stanley Gomes Pinto e Henry Thompson elogiaram a mostra. "Moramos em Niterói e gostamos muito de apreciar as fotos, que retratam as belezas de Macaé e situações do dia a dia. Parabéns a todos os fotógrafos", comentaram.

A coordenadora do Capsi, Iasmin Morinigo, lembra que o projeto surgiu a partir de uma situação do grupo na qual um dos integrantes mostrou uma foto de sua autoria. "A partir desta foto, cada um foi levando sua contribuição", conta.

Para a equipe multidisciplinar do Capsi, a exposição "Olhares Urbanos" contribui para a autonomia dos participantes. "Eles estão tendo a chance de  apresentar as situações que vivenciam no cotidiano, a cidade em que vivem, os lugares em que circulam, as questões da adolescência e identidade. A mostra foi uma forma de conseguir fazer com que eles pudessem se socializar e até mesmo sentir vontade de expor a situação de vida deles e os locais por onde passam", destaca a coordenadora.

Centro - O Capsi é um serviço de referência destinado ao atendimento psicossocial de crianças e adolescentes que são encaminhados pela rede de proteção do município. Os profissionais do Capsi propõem um projeto terapêutico de cuidados e oferecem acolhimento, avaliação, atendimentos individuais em grupos, familiares e oficinas terapêuticas. O espaço funciona na Rua Francisco Portela, 239, Centro e atende pelo telefone (22) 2796-1352.

› FONTE: Ascom


sem comentários

Deixe o seu comentário