Macaé News
Cotação
RSS

Feira das Ciências de Macaé será nesta terça-feira

Publicado em 21/10/2019 Editoria: Educação sem comentários Comente! Imprimir


A Feira de Ciência da UFRJ conta com fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

A Feira de Ciência da UFRJ conta com fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)


Texto: Joice Trindade
Foto: Rui Porto Filho (Arquivo Secom)

A VI Feira das Ciências de Macaé (Fecimac) será promovida na terça-feira (22), na Cidade Universitária, das 9h às 13h, com 74 trabalhos de estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), Educação de Jovens e Adultos (EJA), Correção de Fluxo Escolar e Ensino Médio de 15 escolas. Os trabalhos apresentados são os que mais se evidenciaram nas feiras de ciências nas escolas municipais. Junto à Fecimac será realizada a Feira de Ciências do polo Macaé da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O evento, voltado para todas as escolas de Macaé, será nas dependências da UFRJ.

Na Fecimac, as três melhores equipes representantes do 6º ao 2º ano do Ensino Médio vão receber bolsas de Iniciação Científica da UFRJ. Os participantes da Fecimac serão avaliados por representantes da XIII Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (FECT-2019). Eles vão escolher os melhores trabalhos, que serão apresentados na programação, que vai acontecer nos dias 6 e 7 de dezembro, de 10 às 17h, no CEFET/Campus Maracanã, no Rio de Janeiro.

A Feira de Ciência da UFRJ conta com fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), é reconhecida como importante instrumento de popularização da ciência. A proposta é incentivar o letramento utilizando o conhecimento científico como um mecanismo de empoderamento e transformação social.

Mais sobre a Fecimac

A Fecimac segue a temática da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que será realizada de 21 a 27 de outubro, no Rio de Janeiro. Os temas que serão destacados são: Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas da Terra, Desenvolvimento da Tecnologia e Bioeconomia. Durante a feira, os visitantes terão acesso a trabalhos e pesquisas nas salas de aula e vão conhecer a tenda ambiental, que levará os óculos virtuais voltados para atividades ligadas à conservação e tratamento do meio ambiente.

De acordo com o Secretário de Educação, Guto Garcia, a realização da Fecimac e a Feira de Ciências da UFRJ provam o compromisso com a educação. "Macaé se consolidou como Cidade do Saber e do Conhecimento. Estamos possibilitando a socialização, compartilhamento de experiências e o contato dos estudantes com diferentes saberes. A meta é cada vez mais aproximar alunos e a comunidade da universidade", finaliza. A Cidade Universitária funciona na Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.

› FONTE: Secom Macaé


sem comentários

Deixe o seu comentário