Macaé News
Cotação
RSS

Sarampo: 344 crianças foram vacinadas em Macaé no Dia D

Publicado em 21/10/2019 Editoria: Saúde sem comentários Comente! Imprimir


Carilane Amaral, de 36 anos, levou a filha Ester Amaral, para vacinar contra o sarampo na Casa da Vacina, no sábado (19), Dia D de Mobilização contra a doença, quando, em Macaé, 36 postos aplicaram a imunização em 344 crianças de seis meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. No Pronto-Socorro Aeroporto foi a vez de Keila Mendonça, de oito meses, ser vacinada, levada pela mãe, Fernanda Vieira, de 35 anos.

"É importante trazermos nossos filhos para garantir a imunidade contra esta doença que está matando", comentou Carilane. De mesma opinião, Fernanda Vieira disse que tomou conhecimento da campanha pela mídia. "Agora sigo tranquila sabendo que minha filha está imunizada", comemorou.

Alguns pais levaram seus filhos nas unidades e os profissionais de saúde informaram que não era necessária uma nova vacina para as crianças que tomaram as doses recomendadas da tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba. Foi o caso na Casa da Vacina de Ananda Michelim, de dois anos e três meses, levada pela avó Ana Medina, de 72 anos. "Foi ótimo o Dia D porque de segunda a sexta não conseguimos vaga para estacionar, hoje foi mais fácil. No entanto, como minha neta está com a caderneta em dia, não precisou reforçar a dose", destacou Ana Medina.

O Dia D mostrou que pais estão atentos quanto à imunização. No Pronto-Socorro Aeroporto, Joseane Aparecida de Aguiar, de 30 anos, levou a filha Sofia de Aguiar Araújo, de três anos, mas também não houve necessidade. "Soube por rede social, é muito importante a imunização", ressaltou Joseane.

A intensificação segue até o dia 25 para crianças de seis meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias em todas as unidades de Estratégia Saúde da Família, Casa da Vacina, Pronto-Socorro Aeroporto e UBS Barramares. No entanto, a Secretaria de Saúde informou que a tríplice está disponível para a vacinação de rotina em todas as unidades. Pais devem levar a caderneta de vacinação para que o profissional de saúde faça a avaliação necessária.

Campanha contra sífilis também é intensificada

No Pronto-Socorro Aeroporto, também no sábado (19), foi realizada testagem de sífilis dentro da campanha Xô Sífilis. Uma tenda foi montada na Rua Tancredo Neves para a divulgação de informações sobre a doença e distribuição de preservativos.

Alunos da área de saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), enfermeiros das unidades do Estratégia Saúde da Família (ESF), o IST/Aids e Saúde da Mulher apoiaram a campanha.

A testagem apresenta o resultado em 30 minutos e a campanha continua neste sábado (26) no calçadão da Avenida Rui Barbosa; no dia 9 de novembro no ESF Malvinas; no dia 16 no ESF Ajuda de Baixo e no dia 23 na Fronteira.  

› FONTE: Secom Macaé


sem comentários

Deixe o seu comentário