Macaé News
Cotação
RSS

Roda de Práticas e Soluções em Saúde é realizada na Câmara Municipal

Publicado em 03/10/2019 Editoria: Geral sem comentários Comente! Imprimir


A 11ª Roda de Práticas e Soluções em Saúde IdeiaSUS Fiocruz - Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems-RJ) foi realizada nesta quinta-feira (3), no Salão Nobre da Câmara Municipal. O objetivo do encontro foi mostrar oito práticas das regiões Norte e Noroeste dos municípios do Estado do Rio de Janeiro, que fazem do Sistema Único de Saúde (SUS) um sistema de saúde vivo, resolutivo, criativo e inovador.

Para a secretária de Saúde de Macaé, Deusilane Galiza, a 11ª Roda de Práticas e Soluções em Saúde IdeiaSUS Fiocruz- Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems-RJ) é importante para o Sistema Único de Saúde.

"Macaé foi escolhido para ser o município sede do evento e a Secretaria de Saúde, através dos nossos gestores e do Núcleo de Educação Permanente em Saúde, está organizando o evento que reúne práticas exitosas no SUS das regiões Norte e Noroeste Fluminense. Macaé teve trabalho avaliado sendo apresentado pelo Núcleo de Saúde Mental. Nós, do município e representantes da saúde, ficamos lisonjeados em sermos anfitriões de um evento de tamanha relevância para o SUS. O que prova que o SUS perpassa os números, ele muda a vida de muitas pessoas. Estamos felizes em participar desse evento", pontuou.


Foram apresentadas oito práticas dos municípios e Macaé abordou o tema "Os desafios de construir caminhos para a desinstitucionalização sem a totalidade dos dispositivos apropriados, considerando a Cultura Manicomial dos atores envolvidos", que mostrou o caso de uma paciente que teve uma psicose pós-parto e, depois de 25 anos de desaparecida e com o apoio da equipe de profissionais do Núcleo de Saúde Mental, voltou a viver com a família.

O chefe do gabinete da presidência da Fiocruz e Coordenador do IdeiaSUS, Valcler Rangel, explicou que o Programa IdeiaSus foi criado em 2012 a partir de uma cooperação técnica entre a Fiocruz, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems-RJ), fomentando a aproximação da área de pesquisa e inovação tecnológica com as práticas de saúde vivenciadas no cotidiano da gestão municipal, estadual e federal.

"O programa é coordenado pela Presidência da Fiocruz e parte do princípio de que a troca de experiências é essencial para o processo de consolidação e fortalecimento do SUS", acrescentou.

Ele falou também sobre as metodologias a serem exploradas pelo IdeiaSus, como Pesquisa-ação, Roda de Práticas, Sistematização de experiências e curadoria em saúde.

O evento teve a apresentação também dos trabalhos das cidades de Campos dos Goytacazes, Itaocara, Miracema, Natividade, Quissamã, São João da Barra e São José de Ubá.

A Roda de Práticas é um dispositivo disparador de sistematização de experiências nos territórios, que contribui para agregar e integrar as redes colaborativas de produção social da saúde, sendo um espaço de reflexão sobre iniciativas do Sistema Único de Saúde (SUS). As práticas a serem apresentadas estão disponibilizadas na Plataforma Colaborativa do IdeiaSUS (www.ideiasus.fiocruz.br) , tecnologia de comunicação facilitadora do acesso para conhecer e inserir práticas, divulgar e replicar ações, experiências, projetos e programas.

O evento contou com os comentários de Inês Leoneza e Carlos Vasconcellos e também com a realização de um debate.

› FONTE: Secom Macaé


sem comentários

Deixe o seu comentário