Macaé News
Cotação
RSS

Macaé entre as 100 cidades mais transparentes do Brasil

Publicado em 03/10/2019 Editoria: Geral sem comentários Comente! Imprimir


A garantia de acesso da população a dados atualizados sobre arrecadação e despesas, cargos e salários de servidores, editais de processos licitatórios e contratos, além de valores e pagamentos de fornecedores, coloca Macaé em posição de destaque na Escala Brasil Transparente, uma avaliação realizada pela Controladoria Geral da União (CGU), com base em conceitos de fiscalização definidos pelo governo federal.

No estudo, Macaé recebe a nota 8.76, estando a acima da média geral (nota 6) de todos os mais de cinco mil municípios brasileiros avaliados pela ferramenta de monitoramento da transparência na gestão pública.
Na Escala, Macaé ocupa a posição 98 dentre as 100 cidades mais transparentes do país, estando a frente de capitais como Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza e Porto Alegre.

Na região Norte Fluminense, a avaliação da Controladoria Geral da União indica que Macaé é a cidade mais transparente, estando a frente de todas as demais cidades influenciadas pela dinâmica da cadeia do petróleo.
Na avaliação específica, a CGU indica que o governo municipal cumpre itens de monitoramento fundamentais para garantir acesso a informação, como um site oficial, valores de receitas e despesas atualizados, consulta para resultados de licitações e link para Portal da Transparência próprio que, por duas vezes, recebeu nota 10 em avaliação do Ministério Público Federal.

“Hoje, Macaé é uma das cidades mais transparentes do Brasil, com a comprovação da Controladoria Geral da União, através de monitoramento que indica, não só transparência, mas comprometimento e respeito na gestão pública”, avalia o prefeito.

Nos últimos anos, Macaé tem adotado medidas que garantem acesso direto da população a dados, informações e procedimentos ligados à gestão. A mais recente é a transmissão pela internet, em tempo real, das sessões públicas de licitações através de canal no Youtube, criado pela Procuradoria Geral de Licitações, Contratos e Convênios.

Acesse a Escala Brasil Transparente pelo link https://www.cgu.gov.br/assuntos/transparencia-publica/escala-brasil-transparente-360

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário