Macaé News
Cotação
RSS

Câmara de Macaé usará sistema do Senado para tramitação de matérias

Publicado em 30/09/2019 Editoria: Geral sem comentários Comente! Imprimir


Servidores de várias cidades fizeram curso sobre o sistema

A Câmara Municipal de Macaé vai usar o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), elaborado pelo Interlegis, órgão do Senado Federal para a modernização e integração de casas legislativas em todo o Brasil. A informação foi dada por Lilian Kehl, diretora de Assuntos Legislativos, no término do curso sobre o sistema realizado pela Casa no dia 27 de setembro.

O sistema padroniza a circulação das propostas de leis desde a apresentação pelo parlamentar até a votação em plenário. Lilian, que já tinha feito o curso, afirmou que a ferramenta dá excelente suporte tecnológico à tramitação das matérias. “A transparência é grande em todas as etapas. Após a implantação em nossa diretoria, estenderemos aos gabinetes dos vereadores”.

Adalberto de Oliveira, professor da oficina, disse que o SAPL não tem similares, pois o serviço não visa lucros e por isso não atraiu a iniciativa privada. “Com o nosso pioneirismo e o aumento da exigência por transparência, algumas empresas estão tentando copiar. Os alunos, tanto da câmara macaense quanto de outras cidades, manifestaram grande interesse”.

O servidor Gabriel Alegre, da Diretoria de Assuntos Legislativos, também enfatizou a gratuidade do sistema. “O aprendizado foi importante para o nosso desenvolvimento profissional, uma atualização com as novas tecnologias no nosso trabalho específico”, acrescentou.

Economia e simplicidade na operação

Já outro aluno, o diretor administrativo e financeiro da Câmara Municipal de Campina Grande do Sul (PR), Carlos Geersdorf, ressaltou a economia que o SAPL, informatizado, propiciará. “Serão cerca de R$ 300 mil anuais só de papel e tinta de impressora. Além disso, a operação é simples, para o servidor e para o cidadão, que poderá acompanhar as propostas no Legislativo”.

No dia 27, mais de 40 servidores e assessores de parlamentares receberam diplomas, inclusive, do curso de Portal Modelo, realizado também em parceria com o Senado. A diretora do Centro Cultural do Legislativo, Maria Ângela Viana, participou da entrega. “O site da Câmara está sempre informando novos cursos nos quais os interessados podem se inscrever”.

› FONTE: ASCOM CMM


sem comentários

Deixe o seu comentário