Macaé News
Cotação
RSS

Cartunista Ed Meirelles é o convidado do ‘Café Literário’

Publicado em 25/09/2019 Editoria: Cultura sem comentários Comente! Imprimir


O evento gratuito, que será realizado no auditório Presidente Washington Luís

O evento gratuito, que será realizado no auditório Presidente Washington Luís

 

O ‘Café Literário’ especial ‘Roda de Conversa - Processo de Criação, Técnicas e Inspirações - Cartunista Ed Meirelles’ é a programação desta quarta-feira (25), às 19h, no Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé. O evento gratuito, que será realizado no auditório Presidente Washington Luís, promete momentos descontraídos de humor e arte e também sorteio de caricaturas. A roda de conversa integra a programação da ‘13ª Primavera nos Museus’, projeto coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que agrega instituições de todo o país. Na terça-feira (24), segundo dia do evento, o Grupo Macaé de Capoeira (GMac), com Mestre Kiko, foi a atração da noite. Durante o dia, visitas mediadas ao museu, que se estenderão até sexta-feira (27), movimentam o espaço cultural.

Senso de humor criativo e discreto e capacidade de sintetizar em charges informações do cotidiano do brasileiro e até fatos internacionais em destaque nos noticiários são características marcantes de Edward Meirelles. O cartunista e publicitário com pós-graduação em Marketing, nascido no Rio de Janeiro, em 1964, e criado em São Gonçalo, atualmente é servidor público da Prefeitura de Macaé (Publicitário).

O bom humor de Ed Meirelles é expresso, principalmente, através de caricaturas que representam os detalhes pessoais mais marcantes do modelo. O desenho, desde muito cedo, ocupou um espaço especial na vida do cartunista. Com apenas dois anos de idade, ele apresentava precoces noção de proporção e traço firme. Sua experiência profissional se iniciou na área de Marketing, com atuação em elaboração de projetos de produtos. Ainda cursando a faculdade, Ed ingressou como assistente de estúdio em uma agência de propaganda especializada em varejo de grandes marcas, na qual chegou a diretor de Arte. Ele frisa que nunca parou de desenhar.

"Eu estava sempre desenhando, feliz ou triste. Desde pequeno, sabia que iria desenhar. Não consigo ficar sem fazer desenho nem um dia. Profissionalmente, passei por todas as etapas: desde assistente, lavando pincéis, enchendo canetas com nanquim e utilizando o talento com o guache, antes de haver os programas de computador, até chegar à direção de Arte.

Antes do computador, todos os desenhos e detalhes gráficos eram feitos à mão. Fui me aprimorando ali. O que nos gratifica é fazer o que se gosta. Tudo depende de perseverança e do prazer de fazer as coisas. Para fazer uma charge é preciso estar ‘antenado’ no cotidiano, ser espontâneo e não perder o ‘time’ (efeito temporal). É preciso também ter bom humor. Você dificilmente fará uma boa charge ou caricatura se for uma pessoa carrancuda. Em Macaé, eu fui bem recebido e acolhido. Gosto muito da cidade, apesar de morar em Niterói", diz o cartunista.

Ed Meirelles falará sobre curiosidades da carreira, sobre processo de criação e tecnologia. Ele apresentará ao público trabalhos de diferentes gêneros e temáticas. Entre eles, caricaturas de personalidades macaenses de importância para a cultura local e muitas outras, como homenagens a Nelson Sargento, Max Lopes, Maurício de Souza, Nando Reis, Niemeyer, Paulo Gustavo e Paulo Silvino.

13ª Primavera nos Museus

Na quinta-feira (26) acontece a ‘Festa da Primavera da Cultura’. A festa, a partir das 18h, terá o melhor da gastronomia urbana e do artesanato de Macaé e ainda o show Lu Oliveira e o Grupo ‘Mistura e Manda’ da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart). Eles interpretam ritmos dançantes, como forró, bolero, soltinho, samba e zouk e garantem a diversão.

A Escola de Dança Jaime Arôxa também se apresenta no evento, às 19h, para todo mundo dançar. As visitas mediadas ao Solar dos Mellos e a exposição ‘Museus por dentro, por dentro dos Museus’, comemorativa dos 15 anos do Solar, prosseguirão até sexta-feira (27), às 09h30 e às 14h30, sem necessidade de agendamento. Neste período, a exposição ficará aberta ao público, das 9h às 22h. A mostra trata de detalhes da arquitetura da casa e de sua história e também do trabalho realizado no museu atualmente, com destaque para a pesquisa sobre o quilombo de Carukango.

Além disso, estão sendo feitas na recepção do museu, as inscrições para as aulas gratuitas de Capoeira com Mestre Kiko. Elas acontecem na terça e na sexta-feira. As aulas para crianças a partir de 3 anos de idade, são das 18h às 19h30, e para adultos, das 19h30 às 21h. O Solar dos Mellos está localizado na Rua Conde de Araruama, 248, no centro da cidade.

› FONTE: Secom Macaé


sem comentários

Deixe o seu comentário