Macaé News
Cotação
RSS

Cantagalo inaugurou unidade do Samu nesta sexta-feira

Publicado em 03/05/2014 Editoria: Saúde sem comentários Comente! Imprimir


A Prefeitura de Cantagalo, através da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou, nesta sexta-feira, 2, no prédio anexo à Secretaria de Defesa Civil e Trânsito, no Triângulo, a base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A inauguração contou com a presença da comunidade, servidores municipais e algumas autoridades, entre elas, o Deputado Estadual e Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) Paulo Melo (PMDB) a Presidente da Câmara Municipal de Cantagalo, Renata Huguenin (PSC), os vereadores Ciro Fernandes (PR), Tião Carne Seca (PSB), Homero Ecard (PSB), Emanuela Teixeira (PHS) e Jorge Quindeler (PP), além do Presidente da Câmara Municipal de Cordeiro, Robson Careca (PDT), o Comandante do Comando de Área CBA Serrana, Coronel Roberto Robadey Junior, o Capitão Jocélio Bezerra, da Polícia Militar, e o Provedor do Hospital de Cantagalo, Carlos Teixeira Camacho.

O Secretário Municipal de Saúde, Alan Barros, deu início à solenidade destacando a importância do Samu no município. “Este é um grande avanço para Cantagalo. O atendimento pré-hospitalar é muito importante para salvar vidas e se nós conseguirmos salvar pelo menos a vida de uma pessoa, o Samu já valeu a pena”, disse o Secretário que também informou que a instalação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência era uma meta da Secretaria e da gestão do Prefeito Saulo Gouvea (PT).

Dando continuidade, a Presidente da Câmara Municipal, Renata Huguenin (PSC), fez uso da palavra, elogiando Saulo Gouvea pela gestão transparente e empreendedora e parabenizando o governo e ao Secretário de Saúde pelo empenho em trazer o Samu para Cantagalo.

Paulo Melo (PMDB), convidado do Prefeito, disse estar muito feliz por poder contribuir com a administração municipal. “Sou amigo dos cantagalenses e tenho um grande compromisso com esse município”. O Deputado disse ainda que o Samu será essencial para a descentralização do atendimento hospitalar e também para o socorro mais rápido das vítimas.

Saulo Gouvea finalizou fazendo referência ao vice-prefeito Edivaldo Oliveira (PMDB), que estava acompanhado da esposa Rosiane Munier, pela ajuda e comprometimento na gestão municipal. Saulo destacou que Cantagalo está evoluindo na área da saúde e continuará evoluindo ao longo do governo. “Estamos evoluindo na saúde e essa evolução é por Cantagalo. Estou me empenhando juntamente com minha equipe para dar o melhor para essa cidade. Estamos trabalhando com um único objetivo, que é obter o melhor para nossa cidade”, disse o Prefeito que completou dizendo que o Samu vai garantir segurança, conforto e atendimento com dignidade para todos os cantagalenses.

O Prefeito lembrou ainda que a ambulância do Samu estava parada no município há mais de três anos. “Esta ambulância estava parada, se deteriorando, e nós conseguimos, com muito empenho, fazer com que todo esse sistema funcionasse para que vocês tenham o Samu aqui no município”.

O Samu funcionará 24 horas por dia atendendo a chamadas de urgência para atendimentos, preferencialmente, em domicílios, mas também poderá auxiliar o Corpo de Bombeiros. A equipe é formada por quatro técnicos de enfermagem e quatro motoristas, que foram devidamente capacitados e são coordenados pela Coordenadora de Base, Mariana Campos Ecard Teixeira, e pela Coordenadora Geral, Jacinta Medeiros.

A regulação das chamadas, que deverão ser feitas através do telefone 192, será realizada pela base do Samu em Petrópolis, responsável por comandar todas as unidades descentralizadas na Região Serrana fluminense. Dos 16 municípios que compõem a área, apenas seis estão implantando o sistema: Petrópolis, Teresópolis, Guapimirim, São José do Vale do Rio Preto e Cachoeiras de Macacu.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário