Macaé News
Cotação
RSS

UFRJ: história e apoio a alunos de medicina marcam solenidade

Publicado em 22/08/2019 Editoria: Geral sem comentários Comente! Imprimir


A história, desde o sonho de trazer uma faculdade de Medicina para Macaé até hoje, e o registro do apoio aos alunos foram as marcas da solenidade de dez anos do curso realizada no plenário lotado da Câmara Municipal. Iniciada no final da tarde desta quarta-feira (21), a cerimônia foi presidida por Julinho do Aeroporto (MDB).

O vereador substituiu o presidente Eduardo Cardoso (PPS), ausente devido a uma lesão no joelho. Cardoso, que é médico, recebeu medalha – entregue a Márcio Barcelos (MDB) – devido ao apoio dado ao curso desde quando foi secretário de Saúde.

Também homenageado, o ex-prefeito Riverton Mussi (PDT) foi quem propôs a faculdade ao então reitor da UFRJ, Aluízio Teixeira. Desde a criação, em 2009, passaram por lá 350 estudantes e formaram-se oito turmas.

Márcio falou em nome do Legislativo municipal, sobre a importância de celebrar o aniversário, “especialmente hoje quando vivemos um momento difícil, de corte de recursos para o ensino superior e de crise do nosso conceito de nação e do nosso projeto de país”.

Apoio aos alunos e conselho aos futuros médicos

Um ponto alto foi a homenagem à pediatra e professora Marta Maciel Dudus e membros do grupo que dá apoio social e emocional a estudantes de todo o Brasil que vêm para o Campus. Distantes de suas famílias, eles passam por grandes dificuldades. “Dois alunos nossos já cometeram suicídio. Agradecemos a generosidade de todos nesse trabalho”, disse ela, que também recebeu de Barcelos o título de Mérito Municipal da Câmara.

A reitora Denise Pires de Carvalho foi representada pela pró-reitora de graduação, Gisele Viana Pires. O diretor da Faculdade de Medicina da universidade na capital, Roberto Medronho, aconselhou os futuros médicos. “Diante de cada paciente, façam-se sempre esta pergunta: Como eu gostaria de ser tratado se eu estivesse no seu lugar?”.

Agradecimentos

A diretora do curso em Macaé, professora Roberta Pereira Coutinho, fez agradecimentos. “Os vereadores desta Casa, o ex-prefeito Riverton, o atual prefeito e os secretários sempre ajudaram em proporção gigantesca nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão”.

O secretário de Educação Guto Garcia (MDB) representou o prefeito Aluízio dos Santos Júnior (MDB), que também foi condecorado. Foram 26 homenageados com 22 medalhas e quatro buquês. Os vereadores Luciano Diniz (MDB), Maxwell Vaz (SD) e Val Barbeiro (PHS) também compuseram a Mesa Diretora da sessão.

› FONTE: ASCOM CMM


sem comentários

Deixe o seu comentário