Macaé News
Cotação
RSS

Redução de Danos no viés da psicanálise é abordada em curso

Publicado em 21/08/2019 Editoria: Geral sem comentários Comente! Imprimir


Redução de Danos no viés da psicanálise foi o tema abordado, nesta quarta-feira (21), no oitavo curso do tema, relacionado ao uso prejudicial de álcool, tabaco e outras drogas. A proposta é destacar estratégias voltadas para qualidade de vida, com foco de redução de danos não apenas para o uso de álcool, tabaco e outras drogas, mas, também, para questões de saúde, como diabetes, obesidade, além de compulsão até mesmo por compras e açúcar.

A ideia é formar agentes transformadores nos municípios. Participam do curso advogados, conselheiros, profissionais da saúde e bombeiros.

De acordo com o psicólogo e professor da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora, instituição parceira do curo, Rildo Loureiro, quando o profissional escuta o sujeito, sem julgamentos, ele já está introduzindo a redução de danos.

"A psicanálise não trabalha com sugestão. A ideia é fazer com que o usuário faça sua própria reflexão. A droga começa sendo um objeto de prazer, mas, logo, se torna uma necessidade. O profissional deixa o próprio sujeito refletir sobre suas escolhas, sem interferência, o que é considerado Redução de Danos no viés da psicanálise", conceituou.

Além do encontro desta quarta, o Curso de Redução de Danos seguirá até 4 dezembro, e acontece todas as quartas-feiras, de 13h às 17h, sempre no auditório do Centro Administrativo Luiz Osório (Cealo). Quem não se inscreveu, pode participar como ouvinte. O curso é voltado para profissionais de Ensino Médio ou Superior das áreas da saúde, educação, estudantes, integrantes de associações de moradores, líderes comunitários de Macaé e cidades vizinhas. A programação é ministrada por psiquiatras, médicos, psicólogos, assistentes sociais, filósofos e fisioterapeutas.

O curso conta com a parceria da Universidade Federal Fluminense (UFF-Rio das Ostras); da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Instituto de Psiquiatria do Rio de Janeiro e Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional e Ensino Médio, que disponibiliza os certificados no término do curso.
Mais informações pelo email politicassobredrogas@macae.rj.gov.br.

› FONTE: Secom Macaé


sem comentários

Deixe o seu comentário