Macaé News
Cotação
RSS

Região Serrana recebe melhorias no atendimento de saúde em Macaé

Publicado em 01/05/2014 Editoria: Saúde sem comentários Comente! Imprimir


Erica Ferreira

Erica Ferreira

O atendimento de saúde da família em Macaé tem se consolidado com ferramenta de reorganização dos serviços na área da atenção básica. O distrito de Córrego do Ouro, tem sido um dos beneficiados com as ações e passa a contar com uma equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF), com médico, enfermeiro e agentes comunitários de saúde.

A médica responsável pela unidade, Clarisse Motomura, explica que na prática há uma mudança na filosofia do atendimento, que tem como diretriz o cuidado contínuo, centrado nas necessidades dos usuários. "O trabalho do ESF busca estabelecer vínculos e relações de corresponsabilidade com a população assistida e, desta forma, alcançar uma atenção efetiva e de alta qualidade, capaz de prevenir os agravos à saúde", frisou exemplificando que é melhor tratar um paciente hipertenso, através de ações preventivas do que apenas atendê-lo quando este estiver com uma crise.

Com a nova reestruturação da unidade, os usuários podem fazer seu agendamento todos os dias, sempre de 8h às 17h. Além do atendimento médico na unidade, os pacientes acamados recebem a visita da equipe em casa. "O nosso trabalho visa o cuidado continuado, onde a doença vai além do diagnóstico, aproximando a assistência da real condição de vida dos usuários", acrescentou Clarisse.

A rotina de atendimento inclui assistência aos pacientes hipertensos, diabéticos, gestantes (pré-natal) e de demanda espontânea. As segundas-feiras, na parte da tarde, são realizadas consultas para hipertensos e diabéticos, na terça-feira pela manhã, visita domiciliar, e à tarde é a vez do pré-natal. Na quarta-feira tem atendimento agendado e espontâneo. Já na quinta-feira, visita domiciliar pela manhã e consulta agendada e espontânea à tarde. 

Mudanças - O subsecretário de Saúde, Michel Haddad, ressalta que as mudanças foram feitas em parceria com a comunidade e a Associação de Moradores, entidade representativa da sociedade civil organizada. “Além das mudanças no sistema de atendimento, o prédio receberá melhorias com obras de reforma, visando atender os anseios da população local e dos profissionais”.     

Michel explica que, com as mudanças, a equipe que atuava na emergência, foi transferida para reforçar a emergência do Hospital da Serra, no distrito de Trapiche, cerca de cinco quilômetros de distância, mais qualificada e que dispõe de centro cirúrgico, equipamentos de suporte avançado de vida, enfermarias e laboratório. Os demais profissionais especialistas da UBS Córrego do Ouro foram mantidos nos seus respectivos ambulatórios de especialidades.  

Outra medida adotada pela Secretaria de Saúde, para melhor atender os moradores da região, foi a implantação, no prédio da UBS Córrego do Ouro, do posto avançado do 192, que conta com duas ambulâncias, sendo uma UTI com tração 4x4 para atender inclusive regiões remotas e mais uma ambulância simples. A ambulância UTI dispõe de médico e enfermeiro 24 horas por dia.  

Para acionar o Serviço do 192, em qualquer localização do município, basta discar o número 192, de celular, telefone fixo ou telefone público, a ligação é gratuita. A central do 192 designará a ambulância mais próxima e com os recursos mais adequados ao atendimento.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário