Macaé News
Cotação
RSS

Maricá beneficia 2.771 estudantes com bolsas integrais em universidades

Publicado em 19/08/2019 Editoria: Educação sem comentários Comente! Imprimir


 A auxiliar de serviços gerais Lucimar Silva da Cunha, de 59 anos, não sabia como seria possível dar à filha a chance de cursar a faculdade de Psicologia. O sonho virou realidade. Moradora do bairro Boqueirão, em Maricá, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, a estudante Tatiana Silva da Cunha, 18, foi uma das 1.530 pessoas contempladas, no início do mês, com o Programa Passaporte Universitário, da Prefeitura de Maricá: elas receberam os certificados que dão direito a bolsas de estudo integrais em universidades credenciadas.

"É muito grande a emoção de ver que minha filha passou para o curso de Psicologia. Era o sonho dela entrar na faculdade, principalmente para nós, que somos de família humilde e não temos condições de pagar uma faculdade", disse Lucimar. A entrega dos certificados da segunda etapa do programa foi realizada no dia 7 de agosto. A solenidade reuniu os estudantes e parentes, que lotaram as dependências de uma quadra poliesportiva na cidade de Maricá.

A partir do ingresso dos novos alunos, o projeto, lançado em fevereiro deste ano pela Secretaria de Educação, já beneficia 2.771 participantes. A bolsa social é destinada aos residentes há pelo menos três meses em Maricá que possuem renda familiar de até quatro salários mínimos. Em junho, mais de seis mil pessoas realizaram o vestibular nas cinco instituições de ensino credenciadas no programa, amparado pela Lei Municipal nº 2841/2018.

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, ressaltou a importância de investir nas pessoas e no conhecimento. "O Passaporte só faz sentido se, daqui para a frente, entendermos que esse investimento na educação irá se retroalimentar, gerando novos horizontes para a populações que antes não tiveram a oportunidade de ingressar na universidade. Esta é a essência: esses novos estudantes poderão se tornar os médicos e os enfermeiros que irão trabalhar no Brasil inteiro", afirmou Fabiano Horta. Ainda de acordo com a prefeitura, os futuros formandos também terão oportunidades de trabalhar em Maricá.

Nesta segunda etapa do programa, 31 estudantes foram contemplados com a bolsa integral para cursar Medicina. Entre os outros cursos oferecidos, estão os de Administração; Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Arquitetura e Urbanismo; Biologia; Biomedicina; Ciência da Computação; Ciências Contábeis; Controle de Obras; Design de Interiores; Direito; Enfermagem; Engenharias Ambiental e Sanitária, Civil, Petróleo, Produção, Elétricas, Mecânica e Química; Farmácia; Fisioterapia; Fotografia; Gestão de Recursos Humanos; História; Jornalismo; Letras; Logística; Medicina Veterinária; Nutrição; Odontologia; Pedagogia; Processos Gerais; Psicologia; Publicidade de Propaganda; Relações Internacionais; e Sistemas de Informação.
Com o certificado, o próximo dos estudantes é fazer a matrícula nas respectivas instituições de Ensino Superior credenciadas e começar a jornada de estudos.

Atenção aos prazos
O prazo para a entrega dos recursos do Programa Passaporte Universitário, no prédio dos Sistemas Integrados Municipal (SIM), foi prorrogado até o dia 20 de agosto, já que, na quinta-feira passada, foi feriado municipal em Maricá e houve ponto facultativo na sexta. A partir do dia 20, o prazo para análise será de até 30 dias úteis, a contar da data da entrega das contrarrazões. Aos recursos providos serão asseguradas vagas para o próximo semestre. O SIM Centro fica na Rua Álvares de Castro, 2525, próximo ao canal da cidade.

"É um sonho. Nunca imaginei que fosse fazer uma faculdade, ainda mais porque venho de uma família pobre e não tinha tempo para estudar", disse a copeira Tânia Antunes, 47 anos, agora aluna do curso de Gestão Pública. Ela se inscreveu no programa com a filha, que passou para Pedagogia.

› FONTE: O Dia


sem comentários

Deixe o seu comentário