Macaé News
Cotação
RSS

Cursos com inscrições abertas para profissionais da Educação

Publicado em 22/07/2019 Editoria: Educação sem comentários Comente! Imprimir


Estão sendo oferecidas 200 vagas. O objetivo é levar qualificação com a utilização de recursos digitais

Estão sendo oferecidas 200 vagas. O objetivo é levar qualificação com a utilização de recursos digitais

Profissionais que atuam na área da educação pública ou privada podem se inscrever até o dia 9 de agosto para cursos gratuitos oferecidos pelo Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) da Secretaria de Educação: uso ético, seguro e legal da tecnologia - desafios da Educação na Era Digital, Professor Digital e Ubuntu-História e Cultura Afro-Brasileira. Os interessados devem se cadastrar pelo site www.ntmmacae.com. Estão sendo oferecidas 200 vagas. O objetivo é levar qualificação com a utilização de recursos digitais.


Os cursos atendem as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais, tendo como base a Lei nº10.639 de 2003, além da 11.645/2008, que visam à obrigatoriedade dos estudos de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena nas escolas. Para melhor atendimento dos participantes, o NTM vai oferecer plantão em que serão repassadas orientações e os educadores poderão tirar dúvidas. Também haverá suporte da equipe do NTM via email e fórum.

Sobre os cursos

Pela segunda vez, o NTM vai oferecer o curso Ubuntu-História e Cultura Afro-Brasileira. A programação, que vai abranger a abordagem da africanidade nas salas de aula, tem o objetivo de contribuir para discussões e reflexões sobre a implementação da lei 10.639/03 nas escolas e seus desdobramentos. Serão apresentados conceitos básicos e possibilidades de trabalho nas escolas.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Tecnologia Municipal, Alex Bogado, o curso é uma oportunidade de discussão, conhecimento de experiências e de aprendizagem colaborativa. Na programação serão enfocados temas como implementação da lei 10.639/03, história, resgate da África - a chegada do negro no Brasil e identidade afro-brasileira na cidade de Macaé com resgate histórico, Carucango.

Também serão debatidos assuntos como racismo, preconceito, discriminação e repertório afro-brasileiro nas escolas e planos de ação pedagógica. As aulas foram idealizadas em parceria com a coordenação do Programa de Cultura Afro-Brasileira e Indígena.

O cronograma também conta com o curso Professor Digital-nível II. A finalidade é possibilitar aos professores o uso dos recursos tecnológicos no âmbito escolar, incentivando-os a debater e compreender como as novas tecnologias estão atreladas às práticas docentes. Serão destacados assuntos como as tecnologias digitais aliadas ao conhecimento, o uso de aplicativos em sala de aula e aplicações da tecnologia na prática.

Crimes virtuais serão abordados

Na grade também está o curso Uso Ético, Seguro e Legal da Tecnologia - Desafios da Educação na Era Digital. A proposta é destacar atitudes e posturas diante do perigo dos crimes virtuais.
O coordenador destaca que no ano letivo de 2018, o módulo Professor Digital foi um sucesso. "A procura foi expressiva.  Promovemos cursos para professores e integrantes do programa Nova Vida", comenta Bogado.

NTM - Mesmo em recesso escolar, os profissionais da rede municipal poderão se atualizar e contar com informações relevantes para o processo de ensino por meio do site ntmmacae.com.

A página desenvolvida pelo Núcleo de Tecnologia Municipal oferece links para cursos, simulados interativos, jogos, vídeos, animações, sugestões de atividades, orientações pedagógica e educacional, além de web aulas para os que atuam nas modalidades de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
 

› FONTE: Secom Macaé


sem comentários

Deixe o seu comentário