Macaé News
Cotação
RSS

Uma tonelada de peixes mortos é recolhida na Lagoa da Tijuca

Publicado em 08/07/2019 Editoria: Meio Ambiente sem comentários Comente! Imprimir


O biólogo Mario Moscatelli recolheu, neste domingo, cerca de 1 tonelada de peixes mortos na Lagoa da Tijuca, na Zona Oeste da cidade. Segundo ele, as espécies, a maioria tilápias, foram prejudicas pelo lançamento de esgoto na água.

"A ressaca no mar desde quarta-feira remexeu o fundo da lagoa e houve a liberação de gás sulfídrico e metano, duas substâncias presentes no esgoto, lançado em grande intensidade na água. Essa região, infelizmente, é uma grande latrina", explicou o biólogo. "Os peixes continuam chegando na margem da lagoa já em decomposição, ainda tem muitos boiando no meio da lagoa e nas demais margens", acrescentou.

Moscatelli calcula que em toda a lagoa devem ter de 3 a 4 toneladas de peixes mortos. "Só fizemos a vistoria em uma das margens. E identificamos, pelo menos, dois pontos de lançamento de esgoto, vindo da rede de água pluvial". O biólogo encaminhou ainda as fotos e vídeos do local para o secretário municipal de Meio Ambiente Marcelo Queiroz e para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, como forma de denúncia.

"O lançamento de esgoto nessa região não é uma novidade, muito menos a liberação desses gases durante as ressacas marítimas. Novidade vai ser quando os delinquentes ambientais responsáveis por isso forem denunciados e punidos", cobrou o biólogo. 

› FONTE: O Dia


sem comentários

Deixe o seu comentário