Macaé News
Cotação
RSS

Macaé sedia etapa da Olimpíada Brasileira de Robótica

Publicado em 03/07/2019 Editoria: Educação sem comentários Comente! Imprimir


Participarão alunos de 6 a 19 anos de escolas públicas e privadas

Participarão alunos de 6 a 19 anos de escolas públicas e privadas

Macaé será sede da etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica-2019, neste sábado (6), no campus do Instituto Federal Fluminense (IFF) das 8h às 20h. A programação, organizada pela equipe do programa Inovareaprender, da rede municipal, tem entrada gratuita e deve reunir cerca de 200 participantes de Campos, Niterói, Macaé, Rio de Janeiro, Cabo Frio  e Rio das Ostras. Cerca de 60 equipes vão participar da competição.  A etapa terá apoio da Defesa Civil.

Participarão alunos de 6 a 19 anos de escolas públicas e privadas. Eles vão participar de desafios com protótipos criados para soluções de resgate. O tema será "Resgate de Vítima" e a olimpíada vai destacar um ambiente hostil, perigoso para o ser humano, em que um robô autônomo, desenvolvido por uma equipe de estudantes, receberá uma tarefa difícil: resgatar vítimas sem interferência humana.

Os árbitros que vão atuar na programação serão alunos monitores do InovareAprender, universitários das faculdades públicas que funcionam na Cidade Universitária e professores. O público terá a oportunidade de participar de palestras gratuitas sobre tecnologia e inovação no mesmo local.

Durante a etapa regional, os alunos vão participar de desafios com protótipos criados para soluções de resgate. Nas provas práticas, cada equipe será responsável por robôs que são desenvolvidos para enfrentar sozinhos vários obstáculos em uma pista de competição, que receberá a avaliação de uma comissão de árbitros. As vencedoras serão as que melhor enfrentarem os desafios apresentados na arena.

As classificadas da OBR regional terão a oportunidade de participar da fase estadual, prevista para acontecer  no Sesc Quitandinha, em Petrópolis. As datas ainda serão definidas.

Macaé busca chegar à competição nacional

Já a etapa nacional será realizada no Rio Grande do Sul de 22 a 26 de outubro. Considerado maior evento de robótica da América Latina,  a OBR classifica equipes para a RoboCup Internacional. Durante a programação também serão promovidos outros eventos nacionais de robótica, como a Competição Brasileira de Robótica (CBR), congressos e simpósios nas áreas de Robótica e Inteligência Artificial realizados pelas sociedades científicas que apoiam a OBR.

O Instituto Federal Fluminense (IFF) funciona na Rodovia Almirante Peixoto, Km 164 - Imboassica. Macaé cresce no Estado do Rio de Janeiro na área da robótica educacional, que envolve 11 escolas e 3 mil estudantes. O município conta com o lab InovareAprender, que ganhou reconhecimento por ser o ambiente dos makerspace, laboratório voltado para  criatividade e inovação.

› FONTE: Secom Macaé


sem comentários

Deixe o seu comentário