Macaé News
Cotação
RSS

XXV Festival de Crustáceos e Frutos do Mar de Barra de São João terá brassagem e receita exclusiva com nome Beira-Rio

Publicado em 03/07/2019 Editoria: Gastronomia sem comentários Comente! Imprimir


Quer conhecer o processo de produção da cerveja artesanal? No sábado, dia 13, a partir das 12h, durante o XXV Festival de Crustáceos e Frutos do Mar de Barra de São João, a Confraria de Cervejeiros de Rio das Ostras (CCRO) vai mostrar como é feita a brassagem, uma das etapas mais importantes na produção da cerveja, além de criar uma receita exclusiva com o nome Beira-Rio, em homenagem aos 400 anos de Barra de São João.

Além de mostrar ao público o processo da brassagem, o festival vai contar com a participação das cervejas artesanais locais Matumbier e Cascateria, produzidas em nosso próprio município, e a Kombeer e Hoptima.

A cerveja que será brassada é uma Irish Red Ale, de sabor e dulçor moderados de malte caramelo, ocasionalmente com um tostado amanteigado ou lembrando toffee, com um leve gosto de grão torrado, que propicia uma típica secura no final.

A brassagem é um tipo de maceração. “É nesta fase que será transformado o amido em açucares fermentáveis, assim como maltose, glicose e outros açucares, que posteriormente serão transformados uma parte em álcool e a outra parte em sabores que distinguem uma cerveja de outra. Nesta fase determinamos se a cerveja terá mais corpo, será mais leve, mais alcoólica ou menos alcoólica”, explicou Raphael Cerejo atual presidente da CCRO.

Ele explicou que a CCRO foi criada 2017 com o objetivo de unir todos os amantes e apreciadores de cerveja artesanal na região. Além de encontros mensais, a Confraria vem marcando presença em diversos eventos, mostrando a força da revolução da cerveja artesanal na região. “Nossa missão é difundir e fomentar a cultura da cerveja artesanal, impulsionando o mercado e trazendo cada vez mais adeptos a essa comunidade”, ressaltou Raphael. 

› FONTE: Ascom


sem comentários

Deixe o seu comentário