Macaé News
Cotação
RSS

ESF Nova Holanda recebe projeto CTA Itinerante

Publicado em 03/07/2019 Editoria: Saúde sem comentários Comente! Imprimir


A ação acontece de 9h às 16h e serão oferecidos testes rápidos para HIV, Hepatites B e C e Sífilis

A ação acontece de 9h às 16h e serão oferecidos testes rápidos para HIV, Hepatites B e C e Sífilis

Visando levar educação e prevenção à população sobre doenças sexualmente transmissíveis e a Aids, a Secretaria de Saúde de Macaé, por meio da Coordenação do Programa DST/Aids,  realizará nesta quarta-feira (03), o projeto Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante, na unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF), do bairro Nova Holanda.

A ação acontece de 9h às 16h e serão oferecidos testes rápidos para HIV, Hepatites B e C e Sífilis. O trabalho será realizado por uma equipe composta por um técnico de laboratório, para colher o material, equipe específica que realizará o aconselhamento coletivo e individual, orientando sobre prevenção, janela imunológica, além do HIV, o teste para sífilis (VDRL), hepatites B e C, incluindo os fatores de risco.

O destaque no trabalho do CTA é o aconselhamento, pois diferentemente dos laboratórios, a pessoa é acompanhada por um profissional de saúde que a amparara no resultado final do exame.

A enfermeira e gerente da unidade, Thaina Ramos Lessa, ressalta que qualquer pessoa pode fazer o exame e participar das ações de prevenção. A unidade esta localizada na rua nove, s/nº.

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) visita alguns bairros para facilitar o acesso às pessoas que ainda têm dificuldade em realizar exames preventivos. Os exames podem ser realizados diariamente no Programa DST/AIDS, Rua Alfredo Backer, 182, Centro (próximo ao Corpo de Bombeiros).  

› FONTE: Secom Macaé


sem comentários

Deixe o seu comentário