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Macaé investe no Place Branding para atrair turistas

Publicado em 01/07/2019 Editoria: Turismo sem comentários Comente! Imprimir


Estúdio carioca de design, Criamia, desenvolve nova identidade para a cidade

Estúdio carioca de design, Criamia, desenvolve nova identidade para a cidade

A criação da nova marca turística “Macaé do mar à serra”, lançada do dia 25 de junho na feira Brasil Offshore, foi desenvolvida pelo estúdio de Design carioca, Criamia, a pedido do Sebrae e em parceria com os órgãos de turismo da região. A agência é uma das primeiras do Brasil a lançar a identidade visual de duas cidades (Niterói e Macaé) e a trabalhar o conceito de Place Branding aplicado ao turismo. O projeto tem o objetivo de retomar a essência de Macaé, alavancar o potencial turístico e atrair visitantes. Criando a identidade de que Macaé é muito mais do que apenas a “Capital do Petróleo”.

O projeto tem como função primordial apresentar a história, o valor e o potencial de Macaé de forma impactante e persuasiva, validando memórias e trazendo o Place Branding como ferramenta estratégica na promoção de uma cidade para captação de turistas. Recentemente, países e cidades também tem percebido a necessidade de trabalharem sua imagem para fora dos seus limites, a fim de atrair turistas, mão de obra e investimentos. Segundo Elis dos Anjos, CEO da Criamia, “Macaé está passando por um momento que precisa se reposicionar. Trabalhos como este retomam à crença das pessoas na cidade, alavancando a vocação do lugar como destino turístico”.

O processo de desenvolvimento do Place Branding Turístico da cidade começou com o levantamento dos pontos que melhor representassem Macaé. Em seguida, foram realizadas entrevistas com macaenses. Nesta fase, a equipe Criamia conduziu e co criou, junto aos agentes turísticos da região, três mini-roteiros coletivos, entrando em contato direto com moradores e visitantes, na tentativa de melhor entender suas dores, seus desejos, pontos de conexão com a cidade e os valores que carregam. “Para a criação da marca de uma cidade ser bem sucedida, é necessário o engajamento das pessoas que vivem lá. Ninguém melhor do que os cidadãos de Macaé para nos falar sobre Macaé,” conta Elis dos Anjos, CEO da Criamia.

A criação de uma identidade visual é o primeiro passo de um processo de Place Branding. A Criamia fez uma imersão no local, de uma semana, e captou mais de 200 histórias e entendeu a visão do agente de turismo. A partir daí, identificou-se lugares capazes de reforçar as características marcantes em Macaé. O resultado foi uma identidade visual que representa as cores da cidade, suas texturas, formas, sons e emoções. “Nosso trabalho é fazer a conexão entre design, tecnologia e pessoas, mas principalmente com as emoções dessas pessoas. Trabalhar com sentimento de pertencimento e crença, de voltar a acreditar, de dar esperança é muito precioso para gente”, diz Elis. 

Na etapa seguinte foi feito o levantamento dos principais símbolos de Macaé, como personalidades, gírias, lugares, histórias. A partir delas, foi possível pensar em nomes e pontos de destaque para a marca turística de Macaé. Os agentes também desenharam esboçando soluções iconográficas para a cidade.

Esse projeto retomou uma cidade com diversos pontos que capturam a essência de um destino turístico, dentre eles, vale destacar: Macaé é mais que a “Capital do Petróleo”, é a melhor junção entre serra e mar, tem forte viés histórico, tem verde e azul como cores predominantes, além das cores da Macaíba, árvore tradicional da região, mar e Pico do Frade como símbolos mais predominante.

Sobre a Criamia
Criado por Elis dos Anjos, o estúdio Criamia é um espaço de Design, Negócios e Sonhos que conta com escritórios no Leme e Recreio. Fundado em 2011, o estúdio conecta pessoas a negócios, através de estratégias de inovação e comunicação que fortalecem a relação entre sonhos e marcas.
 

› FONTE: Ascom


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