Macaé News
Cotação
RSS

Governo do Estado amplia sistema de meritocracia

Publicado em 28/04/2014 Editoria: Geral sem comentários Comente! Imprimir


Bonificação por desempenho aumenta eficiência nos serviços prestados para a população fluminense

Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Detran, secretarias de Segurança, Educação e, mais recentemente, a de Agricultura. Seguindo o modelo de grandes empresas, o Governo do Estado tem ampliado o sistema de meritocracia a seus servidores e oferecido melhores serviços aos cidadãos. Quedas nos índices de criminalidade, otimização de resultados e redução em prazos estão entre os benefícios conquistados.

No Detran, o sistema de bonificação por desempenho implementado no segundo semestre de 2012 zerou a quantidade de processos em estoque e reduziu o tempo de marcações e entrega de documentos. O prazo médio de emissão da Carteira de Identidade, por exemplo, caiu 75%, de 12 para 3 dias na comparação entre 2011 e 2013.

- Tivemos melhorias em todos os indicadores nos últimos anos. O sistema de bonificação contribuiu muito para isso - afirmou Cristiano Barboza, assessor chefe de Gestão e Modernização.

Implementado em 2009, o Sistema Integrado de Metas e Acompanhamento de Resultados (SIM), da Secretaria de Segurança, também tem sido um estímulo para a redução dos indicadores de criminalidade no estado. Os índices de letalidade violenta, por exemplo, apresentaram queda de 29% desde 2006, com resultados mais expressivos a partir do início da meritocracia.

Com oito premiações, já foram pagos cerca de R$ 282 milhões de bônus a policiais civis e militares, sem distinção de patente ou cargo.

Se para a sociedade o SIM tem representado maior sensação de segurança, para os policiais a meritocracia tem contribuído para realizar sonhos.

- Comprei meu primeiro carro e poderei melhorar a qualidade de vida do meu filho, de 3 anos. Temos orgulho em contribuir para reduzir a criminalidade e ganhamos uma motivação maior para trabalhar - afirmou o cabo Gilmar Santos, de 33 anos, lotado no 10º BPM (Barra do Piraí).

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário