Macaé News
Cotação
RSS

Copa 2014 terá tecnologia inédita para controle de gols

Publicado em 28/04/2014 Editoria: Carnaval 2014 sem comentários Comente! Imprimir


A Copa do Mundo 2014, que acontecerá no Brasil, será a primeira da história a usar a tecnologia “Goal Line Technology” (Tecnologia da Linha do Gol, em tradução). Ela será uma mãozinha para os árbitros naqueles momentos em que todos se perguntam: a bola entrou ou não entrou?

A tecnologia usa 14 câmeras de alta resolução para observar a bola. São sete câmeras observando cada um dos gols. As câmeras, que ficam instaladas nas estruturas dos estádios, enviam as imagens para computadores que fazem o processamento do que é filmado.

O programa é capaz de entender a bola em um espaço de três dimensões. Cada uma das câmeras produz 500 imagens por segundo. Ao todo, cada gol usa 3.500 imagens por segundo para entender se foi gol ou não.

Assim que a bola atravessa a linha do gol, o juiz recebe um aviso em um relógio de pulso. O tempo para a chegada do aviso é de apenas um segundo. A tecnologia é capaz de perceber mudanças de cinco milímetros na posição da bola.

Os sensores estarão instalados em todos os 12 estádios que receberão jogos da Copa do Mundo. A tecnologia passa por uma calibragem minuciosa durante a instalação para que não haja problemas com erros durante os jogos.

Antes de cada partida, técnicos especializados irão conferir se a regulagem ainda está correta. Um erro de calibragem pode dar a vitória injustamente a alguma seleção.

A empresa vencedora do contrato com a FIFA foi a alemã GoalControl GmbH.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário

Digite as palavras abaixo: