Macaé News
Cotação
RSS

UFRJ promove oficina para discutir Novo Guia Alimentar

Publicado em 26/04/2014 Editoria: Saúde sem comentários Comente! Imprimir


Com a proposta de envolver o corpo social do curso de Nutrição, nutricionistas e demais profissionais da saúde do município e região no debate sobre o novo Guia Alimentar para a População Brasileira, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realizará uma oficina, na Cidade Universitária, em Macaé, na próxima quarta-feira (30).

A oficina será realizada pelo curso de Nutrição da UFRJ campus Macaé – PET Saúde/Nutrição, e a ideia é a elaboração de um documento com sugestões e propostas a serem encaminhadas ao Ministério da Saúde que abriu consulta pública visando o aprimoramento do Guia. As contribuições podem ser entregues até o dia 7 de maio.

A primeira versão do Guia Alimentar foi publicada em 2006 e agora será revista com novos comentários e sugestões, não só dos profissionais de saúde, mas também dos educadores. A oficina destina-se ainda aos graduandos e docentes dos cursos da área de saúde. Conforme a programação abaixo acontecerá de manhã, das 9h30 às 12h, na sala 301, Bloco A; e, à tarde, das 13h30 às 17h, na sala 304, Bloco B.

A professora responsável pela organização da oficina, Amábela de Avelar Cordeiro, explicou que o Guia Alimentar é um instrumento oficial que define as diretrizes alimentares para serem utilizadas na orientação de escolhas mais saudáveis de alimentos pela população brasileira.

- O cenário epidemiológico atual (transição epidemiológica e nutricional) e as evidências científicas embasaram a formulação do guia, que tem o propósito de contribuir para a orientação de práticas alimentares que visem à promoção da saúde e à prevenção de doenças relacionadas à alimentação -, explicou.

A professora ressaltou que todo cidadão pode participar da consulta pública no site www.saude.gov.br/consultapublica, do Sistema Único de Saúde (SUS), onde é só escolher, até 7 de maio, a consulta nº 04, do Guia Alimentar, e dar a sua contribuição.

Passados oito anos da primeira versão do Guia Alimentar, a Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN), do Ministério da Saúde, em parceria com o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo e com apoio da Organização PanAmericana de Saúde Pública, elaborou a proposta de reformulação do documento original.

A UFRJ campus Professor Aloísio Teixeira funciona em Macaé em parceria com o governo municipal por meio da Fundação Educacional de Macaé (Funemac). Está localizada na Cidade Universitária que abriga também a faculdade pública municipal Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS) e a Universidade Federal Fluminense (UFF). O polo universitário está sediado à rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.

PROGRAMAÇÃO

9h30 às 10h – Apresentação da proposta do Novo Guia Alimentar

10h às 11h30 – Mesa redonda com professores das áreas de conhecimento da Nutrição

11h30 às 12h – Debate

12h às 13h30 – Intervalo para almoço

13h30 às 15h30 – Oficina de Trabalho

15h45 às 17h – Plenária

17h – Encerramento.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário