Macaé News
Cotação
RSS

Casimiro de Abreu realiza campanha contra a Influenza

Publicado em 25/04/2014 Editoria: Saúde sem comentários Comente! Imprimir


Juliana Guzzo

Juliana Guzzo

Dia D de vacinação será realizado neste sábado, dia 26, em 12 postos do município

 

Neste sábado, dia 26, será o Dia D de vacinação contra a Influenza. Em Casimiro de Abreu, 12 postos estarão abertos das 8 às 17 horas. Este ano, a expectativa é que cerca de oito mil pessoas sejam imunizadas no município. A campanha, que começou na cidade nessa quarta-feira, dia 24, vai até o dia nove de maio.

Devem receber a dose da vacina, as pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, população carcerária, profissionais de saúde e profissionais que trabalham no sistema prisional. Estão ainda entre o público-alvo, os portadores de doenças crônicas como as respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas, neurológicas, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias. "As mães devem ficar atentas, pois, até o ano passado apenas as crianças de seis meses a menores de dois anos de idade eram vacinadas. Agora essa idade foi estendida", alertou o secretário de Saúde, Edson Mangefesti.

A Secretaria de Saúde informa que o ESF do Centro e o do Santa Terezinha não estarão funcionando para vacinação, mas a população dessas localidades devem se dirigir à Policlínica Dr. Manoel Marques Monteiro, situada  próximo aos locais. A equipe do ESF Santa Terezinha vai atuar durante o Dia D no asilo da cidade. Os acamados receberão a dose da vacina até o dia nove de maio. Durante este período as equipes irão a casa desse público-alvo.

A campanha deste ano, que tem como slogan "Vacinação contra a gripe: você não pode faltar”, vai imunizar contra os três subtipos de vírus da gripe como o  A/H1N1 (gripe suína), A/H3N2 e influenza B. "Alertamos para que as pessoas que receberão a imunização lembrem de levar o cartão de vacinas. No caso das crianças é ainda mais importante, pois, é possível constatar se o calendário vacinal está em dia", disse o secretário de Saúde.

CAMPANHA DE 2013 - No ano passado, Casimiro de Abreu atingiu 102% de cobertura, ultrapassando a meta do Ministério, que é de 80%.

CONTRAINDICAÇÃO - As únicas contraindicações são a alergia aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo, e os portadores de doenças neurológicas em atividade. Vale ressaltar que pessoas que podem comer ovo frito, pão, bolo ou macarrão não têm essa alergia. Para os que estiveram com gripe e apresentado estado febril ou sintomas de dengue, o recomendado é esperar melhorar, para depois se vacinar. 

 

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário