Macaé News
Cotação
RSS

Christino Áureo apresenta resultados do programa Rio Rural no Green Rio

Publicado em 25/05/2019 Editoria: Geral sem comentários Comente! Imprimir


Deputado destacou também a intenção de levar o programa para todos os estados do Brasil

Deputado destacou também a intenção de levar o programa para todos os estados do Brasil

O deputado federal Christino Áureo participou nesta sexta-feira (24) de um painel que discutiu o fomento para o desenvolvimento e a inovação no Green Rio, evento que reúne expositores, palestrantes e representantes da economia verde, dos setores orgânico e sustentável. O Green Rio acontece na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. Também participaram do Painel, Mauricio França, da FINEP (Agência pública que financia a inovação), Valmir Ortega, Diretor Executivo da Conexus (Instituto Conexões Sustentáveis), Neilton Ribeiro da Silva, Diretor Presidente, Sicoob Fluminense (Cooperativa de Crédito), Marília Sant’Anna, do Sebrae, e Luiz Claudio França, Diretor de Inovação do Ministério da Agricultura.

Programa Rio Rural

Durante o Painel Christino apresentou os resultados do programa Rio Rural, um dos mais completos programas de apoio à agropecuária do Brasil e que tem como objetibvo o desenvolvimento sustentável da produção agrícola do estado do Rio de Janeiro.

- Poucos estados do Brasil conseguiram resultados tão positivos com programas de Micro Bacias. No estado do Rio nós temos aproximadamente 46 mil agricultores familiares atendidos, um percentual altíssimo dentro do estado do Rio. Com quase 49 mil subprojetos, iniciativas efetivamente executadas. São mais de 114 milhões de dólares de financiamento do Banco Mundial, fora a contrapartida de igual tamanho do Estado, e mais de 26 milhões de dólares em coinvestimento, essa mobilização é extraordinária. Quando se fala da recuperação, mais de 45 mil quilômetros de rios passaram por um processo de recuperação. E quando se fala da capacitação, mais de 60 mil pessoas foram capacitadas, sendo que 13 mil foram mulheres. Um resultado muito significativo para o estado do Rio.

Christino também falou sobre a proposição de um programa nacional de Micro Bacias.

- Nós estamos apresentando ao Congresso Nacional um Projeto de Lei que leva ao Ministério da Agricultura, o Ministério do Meio Ambiente e a outras áreas do Governo Federal os fundamentos de um Programa Nacional de Micro Bacias. Nós temos pequenos, médios e grandes produtores que estão unidos pela localização, e nós precisamos ter um programa de alcance nacional que olhe para a produção sustentável de alimentos como algo que precisamos fazer como sobrevivência. Nunca se teve uma incidência tão grande de problemas graves de saúde cujo diagnóstico aponta para uma direção: produzir alimentos fora de um modelo sustentável é um caminho pra derrota da sociedade, não vai haver recursos suficientes para tratar tanta doença e tanta patologia.

Os outros participantes do Painel apresentaram as oportunidades e as dificuldades para se empreender com sustentabilidade no Brasil.

Neilton Ribeiro, da Sicoob, explicou no Brasil apenas 4% da população está envolvida em algum tipo de sistema financeiro cooperado, enquanto nos EUA mais de 32% dos moradores tem esse envolvimento, mostrando que há muito o que crescer neste sentido.

Maurício França, da Finep, explicou que muitas empresas buscam por inovação, mas esta inovação também pode envolver o aperfeiçoamento de um produto, serviço ou um processo, pro isso a Finep está buscando promover o desenvolvimento econômico e social fomentando a ciência, a tecnologia e a inovação.

Valmir Ortega da Conexsus disse que são grandes as barreiras de acesso à tecnologia, a produtos e matérias primas e ao investimento, e o grande desafio do Brasil é garantir o chamado investimento híbrido, que é a união do investimento privado com o investimento público.

Representante do Sebrae, Marília Sant’Anna, apresentou o Mapeamento do Ecossistema de Bioeconomia do Rio de Janeiro, estudo feito pelo Sebrae que vai ajudar a nortear as ações no estado nos próximos anos.

O Diretor de Inovação do Ministério da Agricultura, Luiz Cláudio França, destacou a necessidade de investimentos em tecnologia para desenvolver a agricultura. Luiz Cláudio disse que um dos objetivos do Ministério é levar a agricultura brasileira para um novo patamar, onde as ações são partilhadas quase que automaticamente através da internet, mas para isso será necessário um investimento alto em torres que possam levar o sinal de internet para todos os locais do Brasil.

Encontro com produtores

Durante o Green Rio alguns produtores rurais do estado do Rio expõem seus produtos, secretário de Agricultura do estado por quase 20 anos, Christino aproveitou para rever amigos e conversar com os produtores que conhece há anos.

› FONTE: Ascom


sem comentários

Deixe o seu comentário