Macaé News
Cotação
RSS

Prefeito de Campos lança linha de crédito para produtores de cana

Publicado em 25/05/2019 Editoria: Economia sem comentários Comente! Imprimir


O prefeito de Campos, Rafael Diniz, lançou, nesta quinta-feira (23), o Agrocana — uma linha de crédito que vai beneficiar os produtores de cana-de-açúcar do município. O anúncio foi feito durante a abertura do RioAgro Coop realizado na Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio (Coagro) e que contou com a participação do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel e demais autoridades municipais, estaduais e federais.

— É muito importante esse trabalho para o fortalecimento do agronegócio. Essa nova linha de crédito vai viabilizar novas oportunidades aos produtores de cana, garantindo apenas 2% de juros ao ano, sendo que para aquele que pagar as parcelas em dia, os juros são devolvidos. Estamos apontando os caminhos para a transformação da nossa cidade para além dos royalties — destacou o prefeito Rafael Diniz.

Para o presidente da Coagro (Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro), Frederico Paes, o agronegócio através do cooperativismo é uma grande saída para crise que o estado do Rio de Janeiro se encontra na geração de emprego.

— A Coagro tem 4 mil produtores e essa nova linha que o prefeito Rafael Diniz lançou foi um pontapé importantíssimo e vai atender ao pequeno produtor que é quem mais precisa. Portanto, ele (o produtor) plantará mais e, consequentemente vai gerar mais emprego na indústria — disse Frederico Paes.

Segundo o superintendente do Fundecam, Rodrigo Lira, o Agrocana vai potencializar o pequeno produtor de cana-de- açúcar. A ideia surgiu em função de um segmento muito importante para o município. A nova linha de crédito pode chegar a R$ 10 mil e será destinada ao financiamento de insumos. A análise técnica dos financiamentos será feita pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

— Criamos linhas de crédito pensando nas economias alternativas, mas não podemos negligenciar os segmentos tradicionais que são significativos no município. Exemplo disso, é a época de colheita da cana, quando percebemos aumento do índice de empregabilidade, que normalmente é maior que nas outras cidades. Precisamos ter um olhar amplo, criando políticas específicas. Será um fôlego importante para esse pequeno produtor — informou Rodrigo Lira.

O presidente do Sistema Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB/RJ), Vinicius Mesquita, disse que com o Agrocana, será possível ter o trabalho de cooperativismo com mais força, como por exemplo, na recuperação da lavoura e, posteriormente, vai trazer mais recurso para o município.

— A nova linha de crédito é um incentivo no movimento do cooperativismo da região, não só na agropecuária, mas nas diversas áreas de atuação. Podemos de alguma forma incrementar a utilização dessa linha em mais de um setor, não só agropecuário, mesmo sendo uma vertente muito forte no município — relatou Vinicius Mesquita.

O RioAgro Coop é um evento realizado pelo Sistema OCB-RJ em conjunto com a Coagro, com o desenvolvimento do Fatore. Durante o evento também foram discutidos assuntos como agricultura familiar, cooperativismo na economia regional. O Rio Agro Coop conta oferece palestras e painéis sobre o agronegócio, como a sucroalcooleira, soluções para a bacia leiteira fluminense, recursos hídricos, entre outras.

Durante o evento, o governador Wilson Witzel falou sobre importância de firmar parcerias em prol do desenvolvimento regional.

— Iremos buscar junto a AgeRio o financiamento para ajudar na irrigação da cana-de-açúcar da região. Agradeço ao prefeito Rafael Diniz pelo trabalho e ressalto que vamos viabilizar a vinda do gabinete itinerante na região nos próximos meses. Tenho a missão de governar para todos, independente do partido. É hora de unir forças para discutir os problemas e encontrar as soluções — falou Witzel.

› FONTE: Ascom PMC


sem comentários

Deixe o seu comentário