Macaé News
Cotação
RSS

Governo universaliza atendimento com nova escola

Publicado em 22/05/2019 Editoria: Cultura sem comentários Comente! Imprimir


Será inaugurada neste sábado (25), às 9h, a Escola Municipal de Educação Infantil Professor José Augusto Abreu Aguiar. A nova unidade funcionará em horário integral, na Rua Francisco Portela, 91, Centro, antigo endereço da Casa da Criança e do Adolescente. O espaço atenderá cerca de 220 alunos, na faixa de dois a cinco anos. Com esta nova unidade, Macaé universaliza o atendimento às crianças na faixa de dois anos, conforme é estabelecido pelo Ministério da Educação.

As aulas serão iniciadas no dia 3 de junho (segunda-feira). A matrícula será efetuada na própria escola, a partir de segunda-feira (27), com documentos específicos do aluno. O novo local será o projeto piloto da Pedagogia Reggio Emilia, reconhecida por destacar o reconhecimento das múltiplas potencialidades de cada criança,  que é observada e atendida em sua individualidade.

Com capacidade para atender 250 alunos no ano letivo de 2020, a escola será dotada de 12 salas de aula e espaços específicos para melhor atender ao segmento infantil (sala de  leitura, ateliê, sala experimental, sala de vídeo e área de recreação). Além disso, o espaço também contará com banheiros adaptados, secretaria, espaço de educadores, sala de acolhimento aos responsáveis, sala de estudo e planejamento para professores, refeitório, cozinha para funcionários e área de serviço.

Para o inicio das aulas no dia 3 de junho, a unidade de educação infantil irá atender nas duas primeiras semanas em período de adaptação. Nos dias 3, 4 e 5 de junho, o horário de atendimento será das 7h30 às 9h30. Nos dias 6, 7, 10 e 11, das 7h30 às 10h30. Já nos dias 12,13 e 14 o atendimento será das 7h30 às 14h30. O horário diferenciado tem como proposta melhor acolher os alunos e contribuir com a convivência no espaço escolar.

Com mais uma nova unidade de ensino, segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, Macaé universaliza o atendimento às crianças na faixa de dois anos, conforme é estabelecido pelo Ministério da Educação.

“Estamos cumprindo metas e entregando mais uma escola, que visa cobrir 100% os alunos na faixa de dois anos. Isso possibilitará atendimento integral à demanda da rede municipal e ao cadastro reserva de matrícula. Estamos lançando a Pedagogia Reggio Emilia, que se inspira na abordagem que foca nas competências que as crianças já possuem. É uma filosofia educacional baseada na imagem de uma criança com grande potencial de desenvolvimento e sujeito de direitos, que aprende e cresce na relação com os outros”, pontua.

Pedagogia Reggio Emilia

O modelo educacional de Reggio Emilia começou a ganhar destaque mundial em 1991. Desde então, escolas da cidade italiana conquistaram a admiração de educadores. O diferencial do sistema é pensar nas crianças como indivíduos cheios de potencial e possibilidades para o futuro. Na Pedagogia Reggio Emilia, a organização de tempos e espaços é fundamental para acolher as crianças em uma escola. O professor não se limita a ‘ensinar’, mas organiza os espaços escolares para garantir que as crianças vivenciem experiências significativas que precisam ser valorizadas. Para isso, a Pedagogia destaca a criação de “laboratórios do fazer”, que combinam as tradicionais linguagens gráficas, de manipulação (modelos e maquetes), mas também as do corpo, ligadas ao movimento, as da comunicação verbal e não-verbal, além do pensamento lógico, científico e  natural.

Mais escolas na rede municipal

O governo municipal, recentemente,  inaugurou o novo espaço da Escola Municipal de Educação Infantil Professora Maria Lira Beraldini Campos, no Jardim Vitória I. Outras escolas estão previstas: escola padrão do Lagomar, Escola Municipal de Educação Infantil do Barreto, no bairro São José do Barreto, próximo ao Jardim Franco; além da Pré-Escola da Ajuda, localizada na Estrada do Caminho, lote 221, próximo à Escola Municipal Elza Ibrahim. Ambas unidades estão em fase de obras.

O Lagomar também ganhará uma escola municipal de Ensino Fundamental e outra que será compartilhada com o Governo do Estado. O local, que abriga um prédio de três andares, é situado na rua W 18.  "A parceria foi feita e recebemos autorização para a prefeitura assumir a obra, que deve atender uma média de 3 mil alunos, do  6º ao 9º ano, além de Ensino Médio. Há outros projetos que visam atender as crianças na faixa de dois a cinco anos, como  a escola padrão do segmento infantil do Bosque Azul e a nova unidade da Barra", informou Guto.

Homenagem ao professor José Augusto

O professor José Augusto Abreu Aguiar nasceu em Campos dos Goytacazes, no dia 14 de abril de 1950. Aos 13 anos, se mudou para Macaé, dando continuidade à sua vida escolar. Ele se formou em História pela  Faculdade de Filosofia de Campos e atuou como professor da rede estadual de ensino, dando aulas de História e Geografia na rede pública e privada. José Augusto foi o primeiro presidente da antiga Fundação Educacional de Macaé, em 1993. Foi subsecretário de Educação,  entre 1993 e 1996, e Secretário Municipal de Educação em 2012. Atuou também como diretor da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora (Castelo). Estava até os dias atuais no Castelo, completando, aproximadamente 40 anos de trabalho na escola como professor de História e assessor pedagógico.                

Recebeu a Medalha Darcy Ribeiro por suas grandiosas contribuições em prol da Educação do município de Macaé. Em 2017, recebeu o título de cidadão macaense. Ganhou também o diploma ao mérito pelos trabalhos voltados à criança e adolescente, pelo Conselho Municipal de Direitos e Defesa da Criança e Adolescente no município de Macaé. Teve importância fundamental na Igreja Católica, sendo pioneiro na conscientização da juventude em 16 municípios, na década de 1970. Fundou a Unidade Diocesana. Na sua formação como educador, estão os cursos de Pós-Graduação Latu Sensu em nível de especialização em Educação Salesiana, na Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande (MT) e curso de Iniciação Teológica à distância, na PUC/Rio.

› FONTE: Secom Macaé


sem comentários

Deixe o seu comentário