Macaé News
Cotação
RSS

Christino defende ampliação do numero de leitos de UTIS Neonatais no Estado

Publicado em 18/05/2019 Editoria: Saúde sem comentários Comente! Imprimir


Durante evento de lançamento da Campanha de Doação de Leite Materno, que contou com a presença do Ministro da Saúde,  Luiz Henrique Mandetta, no  Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Zona Sul do Rio, o deputado federal Christino Áureo destacou a importância da ampliação do número de leitos nas UTIs noenatais no Estado.

- Hoje,  viemos apoiar a campanha de doação do leite materno,  mas também para lutar por um tema muito sensível a saúde infantil que é a ampliação do número de leitos de UTIs Neonatais no país. Essas unidades são fundamentais para reestabelecer a saúde dos bebês prematuros, portanto solicitei ao Ministro celeridade na habilitação de unidades no estado para o recebimento de recursos do Sistema Único de Saúde. O Hospital dos Plantadores de Cana de Campos, por exemplo, está com toda documentação necessária para a sua habilitação, e com isso poderá oferecer um melnor atendimento a população. Estarei lutando por essa causa em todo estado - afirmou o deputado.

O Ministro Luiz Henrique Madetta, se comprometeu com a demanda deputado e afirmou que espera estar em breve atendendo . Ele destacou a importância da campanha que tem como slogam "Doe leite materno, alimente a vida" .

- Tem uma correlação direta entre aleitamento materno e a redução de mortalidade infantil. No caso dos prematuros, isso ainda é mais dramático”, - disse o ministro.

Na ocasião, Christino lembrou as dificuldades que passam também os hospitais que recebem essas crianças e não possuem o alimento tão fundamental para o desenvolvimento dos bebês. 

- Eu tenho seis filhos, e um deles necessitou muito do banco de leite quando esteve internado numa UTI neonatal. Portanto, sei muito bem o drama que sofrem a família, mas também os administradores de hospitais que necessitam desse alimento. O Hospital dos Plantadores de Cana, de Campos dos Goytacazes, por exemplo, é uma instituição que necessita muito de doações do leite materno, além de infraestrutura que melhorem este sistema. E hoje, consegui o compromisso do Ministro de trabalhar para atender esta unidade o outras do estado - informou o deputado.

No evento de hoje, além do fazer o lançamento da campanha, que  envolve anúncios em veículos de imprensa neste mês de maio, para sensibilizar gestantes e lactantes para a importância da doação, o ministério certificou duas unidades  para recebimento de leite materno. As unidades ficam nos municípios de Quissamã e Petrópolis.

Dados do Ministério apontam que hoje, 55% das necessidades do leite materno no país são atendidas, e aumentar este atendimento é fundamental para saúde infantil e toda mulher que amamenta é uma possível doadora. No último ano foram recebidos 2 milhões de litros de leite materno que atenderam 2 milhões de bebês.

A presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Nísia Trindade Lima,  destacou a importância do poder legislativo na confecção de políticas. Ela ressaltou ainda o pioneirismo da Rede Global de Bancos de Leite Humano da Fundação Oswaldo Cruz que através do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz)  apoia mães que querem amamentar e  incentiva a doação de leite. O Brasil é uma referência mundial na manipulação de leite materno, com uma série de países que adotam tecnologia brasileira de coleta, pasteurização e entrega do alimento.

A atriz Maria Paula, embaixadora da campanha, resolveu doar leite há dez anos, quando seu filho, Felipe, nasceu. A atriz destacou que doar leite é um verdadeiro gesto de amor e de construção para uma sociedade mais fraterna e saudável. 

› FONTE: Ascom


sem comentários

Deixe o seu comentário