Macaé News
Cotação
RSS

Setur-RJ e TCE realizam I Seminário de Articulação Institucional do Turismo Fluminense

Publicado em 18/05/2019 Editoria: Turismo sem comentários Comente! Imprimir


Cerca de 250 pessoas participaram, nesta sexta-feira, do I Seminário de Articulação Institucional do Turismo Fluminense. Durante o evento, realizado pela Secretaria de Estado de Turismo e pelo TCE- Tribunal de Contas do Estado-, foram apresentados dados e ferramentas para impulsionar o setor, além de ações de cooperação técnica e debates estratégicos de desenvolvimento da atividade no estado do Rio de Janeiro.

Otavio Leite, secretário de estado de Turismo do Rio de Janeiro, participou da abertura do evento e fez questão de parabenizar a presença dos representantes de 38 municípios do interior fluminense, ressaltando que são profissionais que cuidam da matéria e estão atentos à importância de desenvolver o turismo nas suas localidades.

- É uma honra estar aqui dando início a uma relação de articulação institucional. Este encontro vai gerar muitas etapas vindouras rumo à qualificação e preparação técnica de todos os municípios, para que emendas parlamentares não se percam, recursos possam ser potencializados, mais infraestruturas aperfeiçoadas e para que mais promoção turística possa ser implantada.

O simpósio proporcionou, através de 8 apresentações de técnicos e professores, a troca de informações entre os gestores do setor, dos municípios, de acadêmicos e de representantes da iniciativa privada. Entre os dados destacados, durante o evento, está a importância do turismo que vem, cada vez mais, se consolidando pelo seu impacto sócio econômico, superando inclusive outras atividades econômicas. No Brasil, em 2016, a participação direta do turismo na economia foi de US$ 56,8 bilhões, o equivalente a 3,2% do PIB.

Ao final do evento foi realizada uma elaboração coletiva das estratégias de desenvolvimento do turismo nas regiões e municípios fluminenses. Além do secretário Otavio Leite, o Seminário foi aberto pelo vice-presidente do TCE, Rodrigo Melo do Nascimento; pelo Chefe de Gabinete do Ministério do Turismo, Hercy Aires Rodrigues Filho, representando o Ministro Marcelo Álvaro Antonio; e pelo Secretário Geral de Planejamento do TCE, Márcio Jandre.

› FONTE: Ascom Setur/TurisRio


sem comentários

Deixe o seu comentário