Macaé News
Cotação
RSS

Programação do Dia de Combate à Hipertensão Arterial atenderá pacientes de programas em Rio das Ostras

Publicado em 25/04/2014 Editoria: Saúde sem comentários Comente! Imprimir


Evento contará com apresentação de dança e oficinas de culinária na Padaria Escola

Evento contará com apresentação de dança e oficinas de culinária na Padaria Escola

Para marcar o Dia Na­cional de Combate e Prevenção à Hiper­tensão Arterial, dia 26 de abril, o município de Rio das Ostras vai mobilizar a população em torno das do­enças causadas em decorrên­cia da hipertensão, como os problemas cardiovasculares. A Secretaria de Saúde mon­tou uma programação que começa nesta sexta-feira, dia 25, com uma oficina de culinária, na Padaria Escola, para os pacientes cadastra­dos no Programa Municipal de Controle da Hipertensão e Diabetes – HiperDia. As equipes também vão partici­par do evento do Dia do Tra­balho, primeiro de maio.

A oficina será realizada em dois turnos, de 8h às 12h e de 13h às 17h, com aulas promovidas pelos especialis­tas do programa HiperDia e da Área Técnica de Nutrição e Alimentação da rede mu­nicipal. Os alunos vão parti­cipar de aulas teóricas sobre o tratamento oferecido pelo município, a doença e, ainda sobre alimentação saudável, com enfoque na redução do sódio (sal) na alimentação, que pode ser substituído por temperos como ervas e especiarias. Os pacientes também vão aprender, na prática, como preparar caldo de legumes caseiros, sal de ervas e como utilizar as espe­ciarias e o caldo de legumes em substituição ao sal, no preparo das refeições diá­rias, sem que a comida perca o sabor.

Já no dia primeiro de maio, as equipes de secre­taria de Saúde, também vão particiwpar do evento pro­movido em homenagem ao Dia do Trabalho, em frente à entrada de Costazul, a partir de 15h. Os trabalhadores vão receber orientações sobre como prevenir e controlar os fatores de risco associados à hipertensão arterial. Haverá ainda uma apresentação de dança do grupo Vitalidade, do programa Saúde do Idoso.

A hipertensão arterial, mais conhecida como “pres­são alta”, é na maioria das vezes, uma doença assinto­mática e uma das principais causadoras das doenças do coração. Por ano, quase 300 mil pessoas morrem no Bra­sil por doenças cardiovascu­lares, e em mais da metade dos casos, em decorrência da hipertensão. A pressão alta atinge 30% da população adulta brasileira, chegando a mais de 50% na terceira ida­de. Cerca de 5% das crianças e adolescentes brasileiros têm a doença.

A prevenção à pressão alta começa com a informa­ção sobre a doença. O contro­le da doença está relacionado à prática de atividade física, ao controle do peso, comba­te ao tabagismo e aos hábitos alimentares mais saudáveis, com baixa ingestão de sal. Os especialistas também reco­mendam a verificação perió­dica da pressão arterial nas consultas de saúde.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário