Macaé News
Cotação
RSS

Colégio Aroeira reúne 900 alunos em atividades culturais

Publicado em 30/04/2019 Editoria: Educação sem comentários Comente! Imprimir


Com inscrições abertas para crianças a partir de 10 anos, a banda é reconhecida em toda a região por se apresentar em eventos da cidade e da escola.

Com inscrições abertas para crianças a partir de 10 anos, a banda é reconhecida em toda a região por se apresentar em eventos da cidade e da escola.

O Viva Escola Viva agitou o Colégio Municipal Aroeira nesta terça-feira (30). Cerca de 900 alunos participaram da programação, realizada no decorrer dos turnos da manhã e tarde com atividades culturais, que visam ao desenvolvimento do sentimento de pertencimento. Outra proposta é contribuir com a dinâmica de integração das escolas. Para isso, a primeira edição deste ano letivo recebeu alunos dos colégios municipais Zelita Rocha de Azevedo (Aeroporto), Generino Teotônio de Luna (Virgem Santa), Cemeaes Aeroporto e Polo Cultura Fronteira.

Esta edição foi marcada por apresentações artísticas da banda da Secretaria de Educação e da MPB Groove que, desde 2004 integra os alunos, comunidade e pais através da musica. Participaram componentes das aulas de percussão, cordas e sopro. Os alunos músicos apresentaram reggae, sequência de baião e música brasileira. Com inscrições abertas para crianças a partir de 10 anos, a banda é reconhecida em toda a região por se apresentar em eventos da cidade e da escola.

De acordo com a secretário de Educação, Guto Garcia, a programação foi idealizada para envolver a comunidade escolar em ações culturais, que visam ao crescimento do aluno. "A prioridade é destacar o sentimento de pertencimento, visando assim, contribuir com a formação dos alunos. Queremos nossa educação e nossa cultura cada dia mais viva em nosso município", destacou.

Organizada pela equipe de cultura da Superintendência de Educação Integrada, as apresentações arrancaram aplausos e elogios dos estudantes. No grupo estavam Kayke Trindade, Kamilhyn Victoria da Silva, Luan Botelho e Beatriz Vieira. Animados eles admitiram que o "Viva Escola Viva" será inesquecível. "Gostamos muito. Achei bonitas as apresentações de música. Gostaria de ter participado. Fiquei animada em me inscrever no Festival Estudantil de Música", conta Beatriz.

Já Kayke gostou da dança e lembrou que tudo foi muito diferente. "Os alunos participantes dançaram muito bem. Conhecemos pessoas novas", comentou.

Para as diretoras Dulcinea Amado (geral) e Miriam Sérgio (adjunta) , o "Viva Escola Viva" foi marcante para a escola. "O Colégio Municipal Aroeira prima pela cultura. Estamos muito felizes em receber o evento, que despertou ainda mais o interesse dos alunos para as artes. O próximo passo será a realização da Literarte, prevista para o dia 14", pontuaram.

O "Viva Escola Viva" contou com apresentações da dança Hip Hop ZH2 com a coreografia "Boa noite", conduzida pelo coreógrafo Michel Cordeiro; dança do Cemeaes Aeroporto com a coreógrafa Caroline Bergamini; "Cinderela" do Polo Fronteira; além do musical "Amor Falso", com a aluna do Colégio Generino Teotônio de Luna, Queila Rodrigues Nolasco de Oliveira e da canção "O Sol" com a estudante Sandy Evelin Fernandes Bastos.

Já no decorrer da tarde, os participantes fizeram parte de oficinas culturais de hip hop com o professor Michael Cordeiro, capoeira com o mestre Rapal Carvalho, representante do Cemeaes, além de "Africanidade" com a coordenadora do Programa de Cultura Afro-Brasileira e Indígena, Kátia Magalhães. O grupo HistoriArte, com contadores de histórias da rede municipal, apresentou fábulas e contos. O objetivo é proporcionar um resgate da tradição oral e o fortalecimento da identidade cultural.

Segundo a Superintendente de Educação Integrada, Janaina Pinheiro, este é mais um projeto que tem com proposta fortalecer as escolas municipais e destacar habilidades e talentos. "O &39;Viva Escola Viva&39; vai contribuir no processo ensino-aprendizagem e marcar o cotidiano das escolas", ressaltou.

› FONTE: Secom Macaé


sem comentários

Deixe o seu comentário