Macaé News
Cotação
RSS

Búzios recebe 1ª edição do festival Al Mare

Publicado em 30/04/2019 Editoria: Gastronomia sem comentários Comente! Imprimir


Evento gastronômico terá como destaques os frutos do mar

Evento gastronômico terá como destaques os frutos do mar

 Entre os dias 10 e 26 de maio, Búzios será cenário da 1ª edição do Al Mare, festival gastronômico que terá como protagonistas os frutos do mar. Realizado pela Associação Comercial de Búzios, o evento contará com a participação dos principais restaurantes do circuito Centro, que abrange a Rua das Pedras, Orla Bardot e Rua Manoel Turíbio de Farias.

Com o tema ‘Do Mar para a Mesa’, os restaurantes irão priorizar a gastronomia sustentável, valorizando os pescadores locais e utilizando em seus menus pescados frescos provenientes da região, como anchova, polvo, pargo, dourado pequeno, badejo, entre outros. Os pratos do festival terão preços que variam entre R$ 55,00 e R$ 130,00.

“Queremos resgatar a origem de Búzios, que teve início com o núcleo de pescadores, passando pelo turismo e chegando na gastronomia internacional. A filosofia do Al Mare é promover o consumo consciente e sustentável, oferecendo aos visitantes os melhores pratos à base de frutos do mar provenientes do nosso litoral”, explica Bárbara Brandan, integrante da comissão organizadora do festival.

Cerca de 10 mil visitantes são esperados ao longo do evento, que contará com material promocional, incluindo panfletos, galhardetes e identificação visual nas principais vias de acesso da cidade. Os restaurantes participantes também serão sinalizados com o logotipo do festival em suas fachadas.

A realização no mês de maio foi estratégica. O Al Mare acontecerá durante a famosa ‘Melhor Temporada’, período em que Búzios conta com clima ameno, dias ensolarados e mar de águas claras, e simultaneamente ao Rei de Búzios (24 a 26.05), evento esportivo que movimentará o balneário.

O festival contará com 15 restaurantes participantes e os pratos especiais serão servidos no almoço e no jantar, de acordo com o funcionamento das casas.

Descrição dos pratos – Festival Al Mare – Búzios

ANEXO BAR

FEIJOADA DE FRUTOS DO MAR - Feijoada a base de feijão fradinho com Lula, camarão, polvo, mexilhão e peixe, guarnecida com arroz branco, couve crocante e farofa de dendê.

RINCON MEDITERRÂNEO

FRITTO MIXTO DEL MARE - Peixe, Lula e camarão empanados no Panko, acompanhados de batatas rústicas, salada fresca e alioli.

TIERRA CHICA RESTO

SORRENTINOS DE FUNGHI E SALMÃO - Sorrentinos de funghi secchi, recheados de salmão e rúcula, ao molho de alho poró.

PÁTIO HAVANA

POLVO "AL MARE" - Polvo grelhado em cama de vagem. acompanhado de  mil folhas de batata crocante, regado ao molho rosé de pimentão vermelho, demi glace de caldo de polvo e tomates cereja.

ESTÂNCIA DON JUAN

CAMARÃO DON JUAN -  Camarão grelhado acompanhado de tagliatelli ao molho de mascarpone com suco de limão siciliano, alho poró e manjericão.

BUDA

MAGNIFICA PAELLA DE FRUTOS DO MAR

ENU

TRIO DO MAR - Tataki de Atum com aioli de wasabi e crocante de gyosa. Lagosta grelhada com purê de mandioquinha, pesto de nirá e farofa de shitake. Polvo salteado, Bun coreano, batata baroa, creme de azeitona e gengibre confit.

BARCELONETA

TALLARINE CASEIRO COM CAMARÃO E ABOBRINHA - Prato típico mediterrâneo com ingredientes frescos, camarão, abobrinha, pomodoro, vinho branco, alecrim, louro, sal e pimenta.

BAR DO ZÉ

Spaghetti ao scampi, molho de vinho branco, alho poró e tomates frescos.

CIGALON

Polvo em colchão de batatas cozidas a baixa temperatura em caldo de peixe, creme ligeiro e sua espuma

BARBA AZUL

Polvo, lulas, camarões grelhados no azeite com manjubinhas crocantes, purê de limão siciliano e alecrim, batatas bravas e molho de pimentos morrones defumados. Um prato sofisticado, que reúne sabores e aromas clássicos da cozinha mediterrânea com ingredientes frescos.

NOI

MIX DE FRUTOS DO MAR - Polvo, camarão, lula e peixe grelhados e servidos no abacaxi, acompanhados de linguini de pupunha.

PINO

Risoto de camarão, queijo brie, aspargos e azeite trufado

MINEIRO GRILL

Lagosta gratinada com risoto de aspargos frescos

Festival Al Mare

Data: 10 a 26 de maio

Local: Rua das Pedras, Orla Bardot e Rua Manoel Turíbio de Farias

facebook.com/almarebuzios

Instagram: @almarebuzios

› FONTE: Ascom


sem comentários

Deixe o seu comentário