Macaé News
Cotação
RSS

Secretaria de Meio Ambiente implanta projeto TransformAção nas escolas de Casimiro de Abreu

Publicado em 23/04/2014 Editoria: Meio Ambiente sem comentários Comente! Imprimir


Assessoria

Assessoria

Proposta é trabalhar com os alunos a temática do lixo e transformá-los em multiplicadores de conhecimento

 

Profissionais da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Casimiro de Abreu estão percorrendo todas as escolas do município para apresentar o projeto TransformAção. A proposta é trabalhar ao longo deste ano com a temática do lixo, mostrando os impactos que provoca no meio ambiente e na saúde humana, bem como os benefícios que os resíduos podem trazer quando geridos de forma responsável, além de transformar os alunos em multiplicadores de conhecimento.

 Serão selecionados 60 alunos a partir do 6º ano, sendo 20 de Barra de São João, 20 de Casimiro de Abreu e 20 de Professor Souza e Rio Dourado. A seleção é para todos os estudantes, tanto da rede municipal, estadual e particular. Para participar do projeto, o primeiro passo é demonstrar interesse. Os estudantes vão preencher uma ficha com seus dados pessoais e explicar porque querem participar do projeto. Em seguida será feita uma entrevista pessoal com cada um.

 Durante o ano letivo, serão realizadas com os 60 alunos selecionados oficinas, palestras, encontros mensais, apresentação de filmes, jogos lúdicos, visitas técnicas, entre outras atividades que vão trabalhar com assuntos ligados ao lixo como, por exemplo, reciclagem, coleta seletiva, compostagem, os diferentes tipos de resíduos, rejeitos, entre outros. O projeto culminará com uma gincana no final do ano.

 Para o diretor do departamento de meio ambiente, Luizmar Mozer, a expectativa é grande em relação à adesão dos alunos. “Muitos estão demonstrando muita vontade de participar, o que é muito positivo, pois é o resultado do trabalho de educação ambiental que já fazemos nas escolas”, falou Luizmar, explicando que a intenção é que o projeto se repita anualmente, dando oportunidade para que os alunos que não conseguiram participar neste ano, sejam inseridos na próxima edição.

 De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Maurício Porto, esta é uma das ações de educação ambiental para implantação do Plano Integrado de Gestão de Resíduos Sólidos. “Com a conclusão do plano municipal de resíduos, vamos intensificar essas ações, principalmente junto aos estudantes, na base da aprendizagem, buscando formar cidadãos responsáveis que possam dar continuidade ao desenvolvimento sustentável de Casimiro de Abreu”, ressaltou Maurício.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário