Macaé News
Cotação
RSS

Alfabetização Matemática é tema de encontro do PNAIC neste sábado

Publicado em 22/04/2014 Editoria: Geral sem comentários Comente! Imprimir


Cerca de 400 professores-alfabetizadores do 1º ao 3º ano participam no sábado (26), do curso de Formação do Pacto Nacional pela  Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).   A programação que vai acontecer das 8h às 17h no Colégio Municipal Maria Isabel Damasceno Simão (Centro), será ministrada pela equipe que conta com 16 orientadores de estudos.

Esta é a primeira formação, após a realização do  II Seminário do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) que aconteceu no mês passado. A novidade  deste ano letivo é que os encontros terão como abordagem central a  Alfabetização Matemática.

Macaé atende cerca de 9 mil alunos de 411 turmas de 1º ao 3º anos. O município é um dos únicos da região  que aderiu ao pacto e se compromete a alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática; e realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo INEP, junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental por meio da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), que será aplicada no final deste ano.

O objetivo do PNAIC é assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, o foco dos encontros  será a interdisciplinaridade com destaque para Matemática, sem esquecer da Linguagem. “A  rede municipal está indo no caminho certo. A alfabetização é uma ponte para trabalhar as capacidades e desenvolver as potencialidades dos alunos. O ciclo da alfabetização é reconhecido como um dos mais importantes, pois neste período o aluno são reforçados a compreensão e o exercício das habilidades”, ressaltou.

A subsecretária de Ensino Fundamental, Luciane Carneiro, frisou que a parceria entre os governos estaduais e municipais conta com apoio técnico e pedagógico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

- O encontro faz parte das diversas atividades de formação continuada implementadas pela secretaria de Educação com a proposta de melhorar a qualidade de ensino, compreendendo o ciclo de alfabetização como forma de organização curricular -, disse Luciane.

Ela lembrou ainda, que para melhor capacitação, os orientadores de estudo participaram  de uma formação específica nos últimos dias 7 a 11 de abril, em Araruama. A formação de 40 horas foi  ministrada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário