Macaé News
Cotação
RSS

Rio das Ostras comemora 27 anos com programação para cidadãos

Publicado em 07/04/2019 Editoria: Cultura sem comentários Comente! Imprimir


Na próxima quarta-feira, 10 de abril, Rio das Ostras completa, o 27º aniversário de emancipação político-administrativa e a Prefeitura programou uma série de atividades voltadas para o cidadão que começam neste sábado, 6. Inaugurações, exposição, atividades esportivas, culturais e recreativas vão acontecer para festejar as conquistas do município.

Inaugurações – Neste sábado, 6, às 15h, a Fundação Rio das Ostras de Cultura entrega novamente à população o Centro Ferroviário de Cultura Guilherme Nogueira, em Rocha Leão. A unidade estava fechada há cerca de dois anos e reabre reformada para oferecer cursos gratuitos, e colocar à disposição a Sala de Leitura e o Espaço Memória. A tarde festiva de inauguração contará com brincadeiras e atividades lúdicas para a criançada, apresentações e o show de Josiel Maia e banda a partir das 19h.

Na terça-feira, 9 de abril, acontecerá a inauguração do Centro Especializado de Atendimento à Mulher – CEAM. Uma conquista importante para o município, que terá um local especializado e com equipe especial para promover atendimento e acompanhamento à mulher vítima de violência. Também será apresentada à comunidade a Patrulha Maria da Penha, uma equipe treinada da Secretaria de Segurança Pública para prevenção a ocorrências que envolvem as mulheres.

No dia 10, data de aniversário da cidade, a Prefeitura inaugura a primeira Escola Agrícola do município, às 10h. A Escola Municipal Carlos Mauricio Franco em Cantagalo, estava fechada há cerca de dois anos também e será reinaugurada para atender 40 alunos que terão uma formação de práticas agrícolas e zootécnicas.

Exposição – Uma exposição de fotos será instalada no emissário submarino de Costazul com o tema “Túnel do Tempo” no dia 10. De forma cronológica as imagens contarão a história de Rio das Ostras durante estes 27 anos.

Outras atividades – Para aproveitar o feriado do dia 10, a Prefeitura e a Fundação de Cultura programaram um dia com várias atividades para a família.

Durante a manhã, a Praia de Costazul terá um grande Aulão de Ginástica do Projeto Dia, das 8h às 9h30. A partir das 9h também acontecerão partidas de beach soccer e beach tênis. Tudo na parte da praia, em frente a Avenida Governador Roberto Silveira.

À tarde, as atividades acontecerão no Centro. Parte da rua Bento Costa Junior, no trecho de frente a Casa da Cultura até o Iate Clube, ficará fechado ao trânsito a partir das 13h30 e as famílias poderão aproveitar o espaço para andar de bicicleta, patins, e brincar com as crianças. Das 16h às 19h, estarão à disposição pula-pula e mesa de totó.

Na Casa de Cultura acontecerão duas sessões do projeto Um Dia no Museu, às 14h e 15h. Os participantes farão  uma visita guiada com intervenções artísticas até o Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba.

As 15h, na areia da Praia do Centro acontecerão a prática de Altinha e o projeto Paraesporte. Em seguida, às 16h, uma Aulão de Zumba vai movimentar os participantes.

A população vai ser convidada pela Fundação de Cultura para pintar placas em homenagem à cidade, numa Intervenção Artística que acontecerá às 16h, na Praça São Pedro. Às 17h terá apresentação de balé e às 17h30 o Projeto Dançando na Praça, convidará a todos curtir momentos de muita descontração.

Sessão Solene – A Câmara Municipal de Rio das Ostras vai realizar a tradicional Sessão Solene de Aniversário da Cidade, também no dia 10, às 18h, quando entregará títulos de Cidadão Riostrense e Mérito Municipal para 26 pessoas da comunidade.

› FONTE: Ascom RDO


sem comentários

Deixe o seu comentário