Macaé News
Cotação
RSS

Programa de Residência Médica de Macaé forma mais uma turma

Publicado em 22/02/2019 Editoria: Saúde sem comentários Comente! Imprimir


A residência teve início em março de 2017 e foi finalizada neste mês em três especialidades: Clínica Médica, Pediatria e Cirurgia Geral

A residência teve início em março de 2017 e foi finalizada neste mês em três especialidades: Clínica Médica, Pediatria e Cirurgia Geral

Dezesseis residentes receberam nesta sexta-feira (22), no auditório da Associação Médica de Macaé, a declaração de conclusão do curso. A residência teve início em março de 2017 e foi finalizada neste mês em três especialidades: Clínica Médica, Pediatria e Cirurgia Geral.

Estiveram presentes à solenidade a secretária de Saúde Deusilane Galiza; os coordenadores Márcio Ximenes, Sávio Mussi, Ângela Mendonça e do supervisor, Ricardo Vasconcelos.

A secretária de Saúde parabenizou todos os formandos desejando sucesso na trajetória profissional. "Ficamos muito felizes com mais uma etapa concluída, além do fato de que, para este ano, o programa foi ampliado incluindo ainda as especialidades de Ginecologia e Obstetrícia, Medicina Preventiva e Social e Cirurgia Vascular. Um ganho para a formação dos profissionais e para o nosso município", destacou Deusilane.

Já o médico Ricardo Vasconcelos, supervisor em cirurgia, ressaltou que todos os residentes enfrentaram muitas lutas. "Muitas vezes somos severos e chamamos a atenção mas, é para o bem do profissional, pois a sociedade cobra um bom desempenho. Gostaria de agradecer ao Hospital São João Batista, Hospital Público de Macaé e à prefeitura", afirmou.

O médico Márcio Ximenes, que representa a Comissão de Residência Médica (Coreme), no município, disse que fica emocionado ao lembrar da trajetória de todos os residentes. "Trazer a residência médica para o município não foi uma tarefa fácil e é muito gratificante ver que ela cresce a cada dia. O objetivo é trazer melhorias para a saúde básica e hospitalar. Vocês aprendem, nós aprendemos e a população ganha. Muitos vão fazer outras especialidades, mas faço um convite para que voltem e trabalhem conosco", enfatizou.

A responsável pela especialização em pediatria, a médica Ângela Mendonça, disse que foi concluída mais uma etapa. "Desejo um feliz começo e que essa nova caminhada seja engrandecedora em todos os sentidos tanto no pessoal, como no profissional. Espero que além da parte técnica, vocês tenham humanidade, honra e gentileza".

Vencendo mais uma etapa

O residente Fernando Henrique Silva de Souza, que fez especialidade em Clínica Médica disse que foi uma trajetória árdua até conseguir concluir sua especialização. Ele dividia o seu tempo entre os estudos e o trabalho como motorista de táxi. "Foi difícil, mas consegui estudar e trabalhar. A integração entre os coordenadores e os residentes foi muito boa. Pretendo futuramente fazer a especialização em Nefrologia, atualmente já atuo em terapia intensiva, uma área que gosto muito", disse feliz.

A representante dos residentes, Caroline Kautscher Santa Rita, que também fez especialização em Clínica Médica, disse que o entrosamento entre os colegas e os coordenadores foi muito bom. "Recebemos todo suporte necessário no São João Batista e no Hospital Público de Macaé. Agora vou fazer uma outra especialização em dermatologia, no Rio de Janeiro. Mas, como sou macaense, pretendo voltar para a cidade", afirmou.

O residente Rodrigo Felipe fez Cirurgia Geral e pretende fazer especialização em Urologia. "A residência aqui é uma das melhores do Estado do Rio de Janeiro e felizmente tive a oportunidade de participar", concluiu.

› FONTE: Secom Macaé


sem comentários

Deixe o seu comentário