Macaé News
Cotação
RSS

Nova Friburgo recebe 16 médicos cubanos e irá ampliar Estratégia da Saúde da Família

Publicado em 17/04/2014 Editoria: Saúde sem comentários Comente! Imprimir


A Prefeitura lutou, insistiu e não esmoreceu. Depois de nove meses de ter formalizado o pedido junto ao Ministério da Saúde, o município recebeu esta semana 16 médicos cubanos do programa federal "Mais Médicos". Os profissionais foram recebidos no Salão Azul da Prefeitura, nesta quarta-feira, 16, pelo prefeito Rogério Cabral e o secretário municipal de Saúde, doutor Luiz Fernando Azevedo. Nas próximas semanas, o município poderá receber mais um médico cubano, mas, desde já, é o município do Estado do Rio a receber a maior quantidade de profissionais através do programa federal.

Segundo o prefeito Rogério Cabral, a chegada dos médicos cubanos irá permitir a ampliação imediata do programa Estratégia da Saúde da Família (ESF) nos postos de saúde e unidades básicas nos bairros e distritos friburguenses. A atual quantidade de ESF (14) poderá chegar a trinta.

Pelo contrato com o Ministério da Saúde - válido por três anos e renovável por igual período - a Secretaria Municipal de Saúde irá arcar com as despesas de moraria e alimentação dos médicos cubanos, enquanto o governo federal pagará uma bolsa (salário) aos profissionais. A carga horária dos médicos será das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira. Todos os profissionais que chegaram ao município estavam trabalhando na Venezuela desde 2010.

Na recepção de boas vindas, o prefeito Rogério relatou a dificuldade enfrentada pelo município, sobretudo, no sistema de saúde pública. Ele lembrou que o governo municipal tem priorizado os investimentos na saúde e que a chegada dos profissionais estrangeiros "somará esforços" com os médicos da rede municipal. "Somos agradecidos e temos certeza que vocês [médicos cubanos] irão nos ajudar a melhorar o atendimento à população friburguense", acrescentou.

O médico cubano Dasuéa Arirléso, em nome dos colegas, fez um discurso agradecendo a recepção. "Quero dizer a todos que estamos prontos para começar a trabalhar com amor e dedicação. Estamos chegando ao Brasil e a Nova Friburgo, que nós já começamos a amar", disse.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário