Macaé News
Cotação
RSS

Projeto Adote Uma Árvore tem adesão da 2ª Companhia de Infantaria de Campos

Publicado em 06/02/2019 Editoria: Meio Ambiente sem comentários Comente! Imprimir


Nos últimos dois anos, a prefeitura de Campos viabilizou o plantio de cerca de 20 mil árvores de espécies nativas e frutíferas, através da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental e da Superintendência de Agricultura. A atual gestão valoriza a avaliação técnica de condições de plantio e preza por projetos como o “Adote um Árvore”, onde o campista se responsabiliza pela muda plantada em sua calçada, em seu quintal ou em algum lugar pelo qual tenha afeto. Isso garante que a planta chegue à fase adulta.

Na última semana, através do Setor de Arborização, o Projeto Adote uma Árvore contou com 30 soldados da 2ª Companhia de Infantaria de Campos que se responsabilizaram cada um por uma árvore plantada no pátio da corporação. Também foram plantadas milhares de mudas em reflorestamento nas Áreas de Proteção Ambiental (APA) e reservas ambientais, como Lagoa de Cima, Itaóca e Rio Preto. Para adotar uma árvore também é possível entrar em contato com o telefone (22) 981689588 e receber uma visita técnica.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Ambiental, Leonardo Barreto, com planejamento, foi reduzida de 90% para 10% a perda de mudas plantadas, já que no “Adote uma Árvore”, o cidadão quer e cuida das árvores.

— Criamos Bosques Urbanos em áreas onde antes era, indevidamente, jogado lixo. Concluímos um mapeamento de áreas do município, identificando esses espaços e as espécies que melhor se adaptam a estes locais e, este ano, vamos lançar um grande plano de arborização urbana com parceiros, como a sociedade civil e instituições de ensino. Para isso, foi preciso realizar o planejamento — frisou Leonardo. 

A superintendência de Agricultura também preza pelo acompanhamento das árvores plantadas com o projeto “Frutas no Quintal”. De janeiro de 2017 a janeiro de 2019 foram mais de 17 mil mudas distribuídas com cadastro do adotantes. Somente no dia 5 de janeiro, último, foram doadas 1,5 mil mudas em Farol de São Thomé. Dentro da programação Alô Farol 2019 também são distribuídas mudas todos os sábados, a partir das 9h, no estande da secretaria de Desenvolvimento Ambiental.

— Plantar a árvore é simples, mas sem a devida avaliação, a perda de mudas é muito grande porque os moradores não concluem o plantio ou fazem a retida depois da muda plantada. Com o projeto “Adote uma Árvore”, a gente faz um trabalho de educação ambiental com o morador, análise do local desejado e vemos qual espécie ideal para o plantio. É importante ter árvores com qualidade, árvores que não vão causar danos estruturais para os solicitantes e que não serão retiradas pelos mesmos — comentou Wilson Duarte, gerente de arborização da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental.

› FONTE: ASCOM PMC


sem comentários

Deixe o seu comentário