Macaé News
Cotação
RSS

Rio e Israel negociam acordo de cooperação técnica na área de segurança

Publicado em 10/12/2018 Editoria: Segurança sem comentários Comente! Imprimir


O governador eleito do Rio, Wilson Witzel, reuniu-se neste domingo com o ministro da Defesa Interna de Israel, Gilad Erdan, para discutir um acordo de cooperação técnica na área de segurança. O objetivo de Witzel é treinar em Israel policiais que atuam no Rio no combate ao crime organizado.

“Há semelhanças entre o modo de atuação das fações criminosas do Rio com alguns dos grupos terroristas daqui”, afirma Witzel, que encerra nesta segunda-feira uma visita de seis dias ao país. O objetivo foi conhecer tecnologias de segurança focadas em estratégias para combater e prevenir a atuação do crime organizado.

O ministro Erdan acenou com a possibilidade de o Rio de Janeiro contar com a atuação de um adido militar que, a partir de 2019, se dividiria entre Rio e São Paulo. Ele se propôs a receber uma delegação de policiais fluminenses, que poderão receber treinamento semelhante ao da polícia de fronteira de Israel - as unidades que combatem grupos terroristas.

“A luta contra o terrorismo é a mesma contra o crime organizado”, afirmou Erdan. O ministro solicitou que as forças policiais do Rio identifiquem exatamente suas necessidades para que o acordo a ser desenhado seja eficaz: "Vamos pensar em uma colaboração técnica, militar e policial”, resumiu Erdan.

O embaixador brasileiro em Israel, Paulo César Vasconcellos, participou da reunião.  Após o encontro, o ministro Erdan tuitou em suas redes sociais que, com a eleição do presidente Jair Bolsonaro e de Witzel, Brasil e Israel estão prontos para estreitar a cooperação em varias áreas.

› FONTE: ASCOM


sem comentários

Deixe o seu comentário