Macaé News
Cotação
RSS

Provinha Brasil segue nesta terça-feira em Macaé

Publicado em 14/04/2014 Editoria: Educação sem comentários Comente! Imprimir


Cerca de 3,2 mil alunos da rede municipal, matriculados em 145 escolas do segundo ano de escolaridade, realizaram nesta segunda-feira (14), a Provinha Brasil. A avaliação  que foi aplicada pelos próprios professores das turmas foi alvo de elogios dos alunos.

A prova de múltipla escolha foi composta por 20 questões da disciplina de Português. O objetivo da Provinha Brasil é verificar a aprendizagem de alunos em leitura e escrita. Uma das unidades que contou com a Provinha foi a Escola Municipal Professora Letícia Peçanha Aguiar. A unidade, situada no Centro, aplicou a avaliação para um total de 125 estudantes de cinco turmas. Entre os estudantes estavam Ana Heloísa Carneiro da Silva, Cristian Souza Azevedo e Maria Eduarda Bedoni.

- Adorei a prova. Achei muito fácil, principalmente as questões para a gente saber qual eram os nomes dos objetos -, disse Maria Eduarda Bedoni, acompanhada pela professora, Sirlenia Miranda, e da professora-orientadora, Marinalva de Souza.

A Provinha Brasil foi aplicada e será corrigida pelos próprios professores da unidade. De acordo com a diretora da Escola Municipal Professora Letícia Peçanha Aguiar, Andrea Carvalho, esta é uma oportunidade de diagnosticar o trabalho e procurar o aprimoramento dos profissionais da rede municipal para que possam ser executadas intervenções pedagógicas que contribuem com a qualidade de ensino. 

Outra unidade que também aplicou a avaliação foi a Escola Municipal Professora Eda Moreira Daflon, situada na Imbetiba. Segundo a diretora da unidade, Rosely Rodrigues Victor, um total de 548 alunos estão participando da prova. “Esta é mais uma maneira de poder avaliar o trabalho na sala de aula Percebemos que nossos estudantes não tiveram dificuldades. Isso é positivo”, frisou orgulhosa. 

Terça-feira - A próxima fase acontece nesta terça-feira (15), com avaliação da disciplina de Matemática. O resultado das avaliações será encaminhado para a Coordenação do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da secretaria de Educação, que enviará para o Ministério da Educação (Mec).

Idealizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), por meio da diretoria de Avaliação da Educação Básica (Daeb), a avaliação conta com o apoio da Secretaria de Educação Básica (Seb), Ministério da Educação (Mec) e de universidades, que integram a rede nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica do MEC.

A segunda etapa da Provinha Brasil está prevista para o final do ano, com a conclusão dos índices de leitura e escrita e o resultado que vai destacar a realidade de cada unidade. Além disso, também no final do ano haverá a Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA).

Segundo a Secretária de Educação, Lúcia Thomaz, após as etapas da Provinha Brasil, a previsão é que sejam adotadas medidas pedagógicas que auxiliem na gestão do ensino municipal.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário