Macaé News
Cotação
RSS

Primeira etapa do Circuito Ostras de Corrida de Rua reúne 600 competidores

Publicado em 14/04/2014 Editoria: Esporte sem comentários Comente! Imprimir


Maurício Rocha

Maurício Rocha

Evento fez parte da programação de aniversário de Rio das Ostras

 

Era bem cedo quando os primeiros corredores chegaram à Lagoa de Iriry, em Rio das Ostras, já se preparando para as provas. Como parte das celebrações por seus 22 anos, Rio das Ostras promoveu no domingo,13,&8203; a etapa inicial do Circuito Ostras Odebrecht Ambiental de Corrida de Rua. O sucesso da primeira edição surpreendeu, reunindo 600 atletas, entre amadores e profissionais – alguns supercampeões, como a maratonista Márcia Narloch, considerada uma das melhores do Brasil. A próxima prova acontece dia 20 de julho.

Os competidores disputaram corridas de 5 km e 10 km, com largada e chegada na Lagoa de Iriry. O evento atraiu atletas de vários Estados, como Bahia, Pernambuco, São Paulo, entre outros, além de pessoas de quase todos os municípios fluminenses. Mas mobilizou também os corredores de Rio das Ostras: quase 200 se inscreveram para as provas.

“Esse cenário de natureza preservada é o ideal para receber o Circuito Ostras, já que nosso principal objetivo é promover o esporte, saúde e a integração entre as pessoas”, disse o prefeito Sabino, que também participou do evento.

O secretário de Esporte e Lazer, Alberto Moreira Jorge, destacou o empenho da cidade em promover eventos esportivos de alto nível e lembrou que o município está resgatando seu investimento no atletismo. “Antes promovíamos a Corrida da Paz, quando recebemos atletas importantes no cenário nacional. Estamos unindo forças e firmando parcerias. Essa prova, por exemplo, é ligada à Federação de Atletismo &8203;do Estado do Rio de Janeiro e segue todos os critérios”, completou o secretário. O subsecretário, Raphael Thuin, também prestigiou o evento.

ESTREANTES E CAMPEÕES - O Circuito Ostras foi aberto a atletas amadores e profissionais. Quem se aventurava pela primeira vez numa prova pensava em testar seus limites. Foi o caso dos amigos Renata Dourado e Junior Barbosa, de Macaé. “Estou treinando desde outubro do ano passado. Descobri na corrida qualidade de vida. Quando surgiu essa oportunidade eu logo pensei em me inscrever”, disse Renata. Junior diz que já estava atento aos calendários de eventos esportivos para tentar uma competição, mas, segundo ele, iniciativas como a de Rio das Ostras ainda são raras na região. “Queria correr numa competição de nível, bem organizada. Mas, para isso, tinha que ir pro Rio. Foi muito bom ter essa oportunidade aparecendo aqui ao lado, em Rio das Ostras”.

Mas o Circuito também mobilizou medalhistas internacionais, como a maratonista Marcia Narloch, que há 25 anos faz do atletismo sua carreira profissional. Para quem pensa que esse tipo de prova não tem importância para uma superatleta, Marcia surpreende: “Vim competir com muita satisfação. São tão raras as competições de atletismo no Estado do Rio e ainda mais difícil, com prêmios em dinheiro também para os profissionais de elite. Temos mais é que prestigiar e incentivar. E Rio das Ostras está de parabéns pela organização e iniciativa”, completou Márcia, que fazia aquecimento ao lado da campeã sulamericana juvenil Jéssica Ladeira.

RESULTADOS – Os alunos da Escola de Atletismo fizeram bonito na competição. O Paraesporte também foi representado pelo aluno Jonathan Paiva, de 20 anos, que correndo em condições de igualdade com os demais competidores, chegou no honroso 20º lugar na corrida de 5 km.

Os primeiros colocados na corrida de 10 km foram Claudenir Machado, seguido de Eliezer de Jesus e Flávio Stumpf. No feminino, Camila Aparecida foi a campeã, seguida de Marcia Narloch e Rejane Bispo. Nas provas de 5 km, José Gutembergue Ferreira levou a melhor, à frente de Cosme de Souza e Paulo Rogério Braga. Mirlene da Silva Santos, Jéssica Ladeira e Viviane Lyra ficaram em primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente.

            O Circuito Ostras Odebrecht Ambiental de Corrida de Rua é uma realização da RO2, com apoio da Prefeitura de Rio das Ostras. As próximas etapas acontecem nos dias 20 de julho, em Costazul, com corridas de 5km, 10km e 15km, caminhada de 5km e corrida infantil (kids run); 27 de setembro, na Praça da Baleia, corrida à noite de 5km, 10km e 15km; e 14 de dezembro, na Praia do Centro, com circuitos de 5km, 10km e 21km (meia maratona) e corrida infantil.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário