Macaé News
Cotação
RSS

Macaé vence Torneio de Robótica em João Pessoa

Publicado em 05/12/2018 Editoria: Educação sem comentários Comente! Imprimir


Os alunos conquistaram o troféu de primeiro lugar em  uma das mais importantes competições do país

Os alunos conquistaram o troféu de primeiro lugar em uma das mais importantes competições do país

A equipe Serratec, da Escola Municipal Natálio  Salvador Antunes (Córrego do Ouro), subiu ao pódio  do Torneio Juvenil de Robótica (TJR), em João Pessoa, Paraíba.  Os alunos conquistaram o troféu de primeiro lugar em  uma das mais importantes competições do país, realizada no último final de semana.

A conquista e retorno dos campeões à escola, da região serrana, é motivo de orgulho para alunos, funcionários e professores. A competição é reconhecida como o segundo maior evento gratuito de robótica da América Latina. O TJR, composto por 12 desafios, seleciona as melhores equipes de todo país para fazer parte da programação. O time de Macaé, conduzido pela professora Regina Junqueira, fez bonito nas arenas. "Todos estão muito felizes. Esta vitória é sinônimo de muita luta e comprometimento. Agradecemos o apoio de toda a comunidade escolar", pontua o diretor da unidade escolar, Liomar Ouverney.

Participaram da competição pela equipe Serratec os alunos: João Gabriel Rodrigues,  Alessandra Ouverney, Carlos Eduardo Sena, Ana Luiza Santos, João Gabriel Rodrigues, Guibson Alves, Marcos Vínicius Oliveira e Ketllem. A escola da região serrana participa do projeto Inova Aprender desde 2014. Eles fazem uso de tecnologia, criando  e aprendendo vários recursos como montagem de robôs, programações e prototipagens, atividades que são desenvolvidas ao longo de encontros semanais.

Com um curriculum vasto de conquistas, a Serratec acumula diversos vários títulos, como primeiro e terceiro lugares no Torneio Juvenil de Robótica (TJR); quarto lugar na regional Olimpíada Brasileira de Robótica OBR e destaque na Mostra Nacional de Robótica OBR, com o projeto Bombeamento Solar Inteligente para Irrigação Sustentável, todos no ano letivo de 2017.

Já em 2016, eles faturaram o primeiro lugar na fase regional da Olimpíada Brasileira de Robótica. Em 2015, eles ganharam a terceira colocação  na etapa Estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica. Outro título foi a medalha de ouro em 2014, na Feira Educacional de Robótica.

Com cerca de 200 alunos, a escola de Ensino Médio, Natálio Salvador Antunes conta com robótica, disciplinas eletivas, além das tradicionais. Na lista de aulas estão Empreendedorismo, Introdução à Metodologia Científica, Matemática Financeira, Cálculo e Escrita Criativa. Os alunos da equipe Serratec participam de aulas na escola e no labInovareAprender, que  funciona na Cidade Universitária. 

A Iniciação à Robótica em Macaé abrange a gestão através da tecnologia e a formação dos estudantes com desenvolvimento de jogos, preparação de equipes, realização de torneios, prototipagem, movimento maker e incentivo à cultura de gambiarra.

› FONTE: Secom Macaé


sem comentários

Deixe o seu comentário