Macaé News
Cotação
RSS

Macaé ganha medalha de ouro nos Jogos Escolares em Natal-RN

Publicado em 22/11/2018 Editoria: Educação sem comentários Comente! Imprimir


Atualmente, o programa tem 150 alunos, a partir de 8 anos de idade e de ambos os sexos

Atualmente, o programa tem 150 alunos, a partir de 8 anos de idade e de ambos os sexos

Macaé foi destaque com uma medalha de ouro de melhor do Brasil nos 100 metros com barreiras e uma de bronze nos Jogos Escolares da Juventude (JEJs), a maior e mais importante competição de Atletismo para jovens do país. O município representará o Brasil nos Jogos Escolares etapa sul-americana que acontecerá em Arequipa, no Peru, de 3 a 6 de dezembro. Os medalhistas são alunos do Ciep Maringá, integrantes do Projeto de Atletismo, implementado em parcerias das secretarias municipais de Educação e de Esporte.

O trabalho acontece por iniciativa do idealizador, criador e responsável pelo projeto, professor Hiller Franco Estringer que passou as informações. Os JEJs foram realizados em Natal, capital do Rio Grande do Norte (RN), de sexta-feira (16) até esta quarta (21), reunindo, nos seis dias, os campeões de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Foram mais de 5 mil participantes em várias modalidades e os alunos do Ciep Maringá fizeram bonito de novo, trazendo medalhas pelo quarto ano consecutivo de participação no evento, sendo a primeira vez da medalha de ouro.

"O resultado comprova o comprometimento da escola com seus alunos e com uma importante ferramenta da Educação, que é o esporte", comemorou Hiller.

O medalhista de ouro foi o aluno Thiago Resende Ornelas, 14 anos, que também trouxe a medalha de bronze no revezamento 4x75m do Estado do Rio de Janeiro junto com o também atleta-aluno Ryan Gonçalves Gomes, 14, prova em que quatro atletas correm juntos – um vai passando o bastão para o outro a cada 75 metros.

Outros atletas do Ciep Maringá também se destacaram nos Jogos. Sabrina dos Santos Guimarães, 14 anos, ficou com o 6º lugar nos 80 metros com barreiras e participou do salto em altura; Nathan Portugal, também 14 anos, ficou em 9º lugar no arremesso de peso e em 13º no lançamento de dardos; Lucas Resende Ornelas, 16, participou dos 200 e 400 metros rasos do revezamento 4 x 100 metros mistos, em que correm duas meninas e dois meninos.

Conheça o projeto

Os cinco atletas que representaram Macaé nos Jogos em Natal foram classificados nos Jogos Estudantis do Rio de Janeiro, em outubro último, mostrando o talento em resistência e habilidades físicas que aperfeiçoam na escola.

Atualmente, o programa tem 150 alunos, a partir de 8 anos de idade e de ambos os sexos. Hiller estima que, nesses nove anos que o projeto existe, cerca de 4 mil jovens já passaram pelo Atletismo.

O programa trabalha com todas as provas de Atletismo, como corridas, saltos, lançamentos e arremessos de peso. "O Atletismo virou um modo de vida para vários jovens que hoje sonham alto e pensam em chegar às Olimpíadas", concluiu o professor.

O Ciep 455 Municipalizado Maringá participa dos JEJs e se classifica desde 2009, tendo um histórico de bons resultados e conquista de medalhas. Hiller informou que o projeto é aberto à população macaense e os interessados podem procurá-lo no Ciep que fica à Rua Dinamarca, 72, Bairro Campo D`Oeste, telefone (22) 2759-6717.

Histórico de medalhas de Atletismo de Macaé

2012 – Luiz Gustavo Ribeiro, ex-aluno do Ciep Oscar Cordeiro, que participava do Projeto Atletismo Macaé, no Ciep Maringá, e conquistou a prata no revezamento medley 15 a 17 anos do Estado do Rio de Janeiro, em Goiânia (GO).

2015 – Solene Martins de Paula, bronze no Lançamento de Dardo 12 a 14 anos e Nahan Portugal prata no 4x75m em Fortaleza (CE).

2016 – Solene repetiu a dose em João Pessoa (PB), conquistando novamente o bronze na mesma prova.

2017 -  Kauã da Silva lemos foi bronze nos 100 metros com barreiras 12 a 14 anos, em Curitiba (PR).

2018 – Ouro com Thiago e bronze com Thiago e Ryan.

› FONTE: Secom Macaé


sem comentários

Deixe o seu comentário