Macaé News
Cotação
RSS

Cetep Macaé forma 730 alunos em cursos de capacitação profissional

Publicado em 12/04/2014 Editoria: Educação sem comentários Comente! Imprimir


O operador de empilhadeira, Carlos Faria, sabe bem a importância de conquistar uma vaga no mercado de trabalho para o resgate da dignidade. Ele e mais 727 pessoas participaram da terceira formatura do ano, na noite desta quinta-feira (19), do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), que em 2013 capacitou cerca de 2.100 pessoas. “Não é fácil para muitos trabalhadores chegar até aqui. Muitos não têm condições de pagar um curso como esse. Existiam várias barreiras, mas com apoio do governo recebi a capacitação e estou empregado”, afirmou Carlos em seu discurso.

O evento aconteceu no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro) e reuniu alunos dos cursos das áreas industrial, administrativa e geração de renda. Todos os formandos receberão certificados. O vice-prefeito, Danilo Funke, ressaltou que a iniciativa representa um sonho do prefeito, Dr. Aluízio. “Não pretendemos somente formar. A ideia é que todos estejam preparados para ocupar uma vaga no mercado de trabalho. O emprego dá dignidade e independência”, frisou Danilo.

Os cursos, com duração média de três meses, foram selecionados com base nos cadastros da Secretaria de Trabalho e Renda referentes às vagas oferecidas pelo mercado de trabalho local. “A prefeitura realiza ainda o encaminhamento dos formandos às empresas de Macaé. O percentual de inserção dos alunos do Cetep no mercado de trabalho é, em média, de 60%, podendo chegar a 90% de acordo com a área, como, por exemplo, a de gestão e a da indústria”, disse o secretário do Trabalho e Renda, Alexandre Fernandes.

De acordo com informações do diretor presidente do Cetep, Lenilson Júnior, todos os cursos são gratuitos e ministrados por 160 horas, seguindo a orientação do Ministério da Educação (MEC). Além das aulas teóricas, são oferecidas aulas práticas em mais de 20 empresas, parceiras da administração municipal.

“O Cetep oferece cerca de 30 cursos a cada formatura. A parceria com as empresas tem sido o grande diferencial, pois diversos alunos são absorvidos por elas. Para 2014 iremos aumentar a oferta de cursos com a descentralização”,ressaltou Lenilson.

Neste trimestre, foram realizados 28 cursos pela instituição, entre eles, bijuteria, artes em tecidos, artesanatos com retalhos, artesanatos em escamas, assistente de administração de materiais, logística e almoxarifado, auxiliar de laboratório de análises clínicas, caldeireiro, capacitação para Guarda Mirim, capacitação abordagem redução de danos álcool e drogas, cestaria com fibra da taboa, corte e costura (básico e intermediário), designer gráfico, esculturas em biscuit, espanhol, hidrojatista, inglês básico, manicure, montador de andaimes, mosaico com reciclagem, operador de computador, pintura industrial, soldador, técnicas de desenho artístico, tricô/crochê.

As inscrições para os cursos de 2014 podem ser feitas a partir do dia 6 de janeiro. A previsão é que as aulas comecem a ser ministradas em fevereiro. Outro intuito é abrir outros polos para contemplar alunos das comunidades Malvinas e Nova Holanda e também oferecer mais cursos para as unidades dos bairros Lagomar, Imbetiba, Macaé Facilita em Córrego do Ouro e Sana.

Quem estiver interessado em obter mais informações sobre os cursos oferecidos pode entrar em contato pelos telefones: (22) 2762-4025 e (22) 2770-0828 ou comparecer à sede do Cetep, na Rua Alfredo Backer, 363, Centro. O horário de atendimento é das 8h às 21h.
 

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário