Macaé News
Cotação
RSS

Centenário de Dorival Caymmi é celebrado na Casa de Cultura de Rio das Ostras

Publicado em 11/04/2014 Editoria: Cultura sem comentários Comente! Imprimir


Produtora da exposição, Cristiane Regis, explica que o composit or se inspirava nas belezas de Rio das Ostras

Produtora da exposição, Cristiane Regis, explica que o composit or se inspirava nas belezas de Rio das Ostras

Rio das Ostras completa vinte e dois anos nessa semana contan­do com um grande núme­ro de atrações musicais, programações esportivas e inaugurações por toda a cidade, e a abertura desses eventos se deu pela expo­sição “Caymmi – 100 anos – O poeta do mar”. Orga­nizada pela Fundação de Cultura, a mostra faz uma homenagem ao cantor e compositor baiano que, durante muitos anos, fre­quentou e divulgou a cida­de para todo o mundo.

Com fotografias de Ed­son Cadorin e Jorge Ro­nald, registrando momen­tos espontâneos do com­positor na cidade, a mos­tra expõe diversas de suas letras, incluindo a canção “Milagre”, que foi compos­ta durante uma temporada em Rio das Ostras, na dé­cada de 80. Quem for visi­tar a exposição, que ficará aberta na Casa de Cultura Bento Costa Junior até o mês de junho, encontrará também ilustrações, di­versos recortes de jornais e revistas com manche­tes, onde Dorival aparece como garoto propaganda de Rio das Ostras, e po­derá apreciar as mais de cinquenta telas que Dori­val Caymmi pintou em sua casa de veraneio.

A produtora da exposi­ção, Cristiane Regis, con­ta que em uma ocasião, Dorival Caymmi partiu de sua casa com um carro abarrotado de telas para uma exposição no Rio de Janeiro. Ela explica que o compositor se usava das belas paisagens praianas de Rio das Ostras como motivação para pinturas e novas composições. A res­peito da mostra, ela afir­ma: “Acredito que esse é um resgate importante à presença desse artista na cidade, que faz parte da cultura riostrense. Serve também como inspiração para outros artistas lo­cais, reforçando o quanto o nosso cenário musical é relevante”, ressalta.

As expectativas são de que durante esses dias, a exposição aproxime os moradores desse grande compositor, que divulgou tanto, de maneira espon­tânea, o município de Rio das Ostras. Segundo Cris­tiane, o convite também já foi feito a Alice Caymmi, neta do compositor, que fará um show na cidade no dia 13, incluído na progra­mação comemorativa do aniversário da cidade.

Iniciada em grande es­tilo na última terça-feira, dia 8, a exposição contou com um show de Cláudio Nucci, ex-integrante do grupo Boca Livre, trazen­do consagradas canções de Dorival Caymmi, e a exibi­ção do documentário “Um certo Dorival Caymmi”, do diretor Aluídio Didier. 

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário