Macaé News
Cotação
RSS

Google tenta atrair órfãos do XP com descontos em Chromebooks

Publicado em 11/04/2014 Editoria: Tecnologia sem comentários Comente! Imprimir


A escolha mais óbvia é o Windo­ws 7, mas no que depender do Google, a Microsoft pode ter problemas, já que a em­presa está tentando atrair os clientes corporativos órfãos do XP para os Chromebooks.

Em seu blog, a empresa lem­bra com carinho das novidades do XP, mas diz que “é hora de uma mudança real”. Em segui­da vem a jogada: a empresa oferece um desconto de US$ 100 para cada dispositivo com­prado do pacote “Chromebooks for Business”.

Para quem ainda não conhece os Chromebooks, são laptops muito básicos que rodam o sistema operacio­nal Chrome OS, criado pelo próprio Google. Ele traz para o centro do sistema o navegador Google Chrome e confia muito no armazenamento em nuvem, já que estes aparelhos quase não tem espaço em disco físico.

Os pilares do Chrome OS são os Web Apps do Google, principalmente o Google Drive, que concorre diretamente com o Office da Microsoft. A empresa inclusive faz questão de ressaltar que as ferramentas também funcionam offline, con­trariando uma crença comum de que seu sistema operacional não funciona sem internet.

Resta saber se os Chromebooks têm apelo para este público. Principalmente considerando que o Windows XP foi criado em uma época onde o concei­to de “nuvem” ainda era muito distante. Em 2001, arqui­vos eram guardados em um computador e, no máximo, tinham um backup em CDs ou DVDs. O salto pode ser grande demais para algumas empresas.

Mesmo assim, o Goo­gle tenta atrair com mais alternativas. A empresa oferece um des­conto de US$ 200 nos Chro­mebooks for Business para quem comprá-los com o VMWare Desktop as a Service, que permitirá emular o Win­dows caso o sistema da Microsoft ainda seja necessário. Além disso, os clientes ganham 25% de desconto no Citrix XenApp Platinum, serviço de virtualização de aplicações.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário