Macaé News
Cotação
RSS

Outubro Rosa: programação orienta população

Publicado em 10/10/2018 Editoria: Geral sem comentários Comente! Imprimir


Alguns prédios na área central estão sendo iluminados com a cor rosa durante à noite, como o Hospital São João Batista

Alguns prédios na área central estão sendo iluminados com a cor rosa durante à noite, como o Hospital São João Batista

Com objetivo de orientar a população sobre a importância da prevenção ao câncer de mama, a Secretaria de Saúde de Macaé preparou uma programação com diversas atividades alusivas ao Outubro Rosa. Alguns estão sendo iluminados com a cor rosa durante à noite, como o Hospital São João Batista, através de iniciativa da própria instituição e as sedes da Prefeitura de Macaé e da Coordenadoria de Iluminação Pública, que já receberam a nova iluminação.

Serão realizadas atividades de educação em saúde com orientações nas unidades de saúde, apresentação de esquete teatral, dia da beleza e palestra para profissionais da saúde.

Nesta terça-feira (09), as usuárias da Policlínica do Novo Cavaleiros, foram recebidas pela consultora de beleza, Marília da Glória Rangel para uma tarde de conversa com foco na autoestima e nos cuidados com a pele e o corpo. A dona de casa, Joseane Santos, disse que adorou a surpresa.

- Vim para uma consulta de dermatologista e estou ganhando essa surpresa e esclarecendo as dúvidas quanto ao câncer de mama. A equipe da unidade é sempre muito solicita conosco. Eu e minha família utilizamos os serviços da policlínica. Aqui consigo as consultas com clínico, pediatra e ginecologista -, contou.

 De acordo com a gerente do Programa da Mulher, Alessandra Lofiego, a rede municipal conta com o serviço voltado para o público feminino com consultas com mastologistas e exames complementares como ultrassonografia de mama e mamografia.    

 - O câncer de mama é o segundo mais frequente no mundo e este movimento visa alertar toda população sobre a importância do diagnóstico precoce na redução da mortalidade -, frisou.

O Grupo de Teatro Arte em Saúde (Grutas) irá se apresentar na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Barramares e o Centro Integrado de Administração da Saúde (Cias), nos dias 15 e 16 (segunda e terça-feira),  respectivamente.

 No Núcleo de Atendimento à Mulher e à Criança (Nuamc), no bairro Aroeira, haverá palestra e autoexame com a professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Glaucimara Riguete e orientação sobre o Outubro Rosa e Dia da Beleza, nos dias 30 e 31.

No dia 29, a ação será voltada para os profissionais da saúde com café da manhã e palestra com a mastologista, Karina Schueler 

Programação:

15/10 9h - Apresentação do Grutas na UBS Barramares/Barreto

16/10 8h - Apresentação do Grutas no Cias

16/10 14h - Polo Municipal de Oncologia - Atividade de Educação em Saúde

18/10 14h - Núcleo de Práticas Integrativas - Atividade de Educação em Saúde

22/10 14h - Casa da Criança e do Adolescente - Atividade de Educação em Saúde

23/10 14h - UBS Barramares/Barreto - Atividade de Educação em Saúde

25/10 14h - Sede do Programa de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Paisi)

29/10 10h - Café da manhã e palestra no auditório do Paço Municipal

30/10 14h - Nuamc Aroeira - Atividade de Educação em Saúde e Dia da Beleza

31/10 9h - Nuamc Aroeira -  Palestra e autoexame, com a professora da UFRJ Glaucimara Riguete

› FONTE: Secom Macaé


sem comentários

Deixe o seu comentário